Cotidiano

Aulas de escolas do interior só vão começar em abril

De acordo com a Secretaria de Educação, aulas para as escolas localizadas no Interior do Estado, área urbana e rural, terão início somente no dia 09 de abril

Previstas para iniciarem em fevereiro, as aulas para as escolas localizadas no Interior do Estado, área urbana e rural, terão início somente no dia 09 de abril. A medida atinge 64 escolas e 17.443 estudantes matriculados, conforme dados do Censo Escolar da Educação Básica 2018.

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) também informou que divulgará nesta semana o edital do processo seletivo que vai contratar professores para atuar nestas instituições de ensino.

De acordo com a Seed, uma comissão está elaborando o calendário escolar das unidades do interior de forma a contemplar 200 dias letivos e 800h de aula, em atendimento à Lei n° 9394/95, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Em relação à merenda, a Seed afirma que as escolas serão devidamente abastecidas com os itens para o preparo da alimentação escolar quando do retorno das atividades letivas. Já sobre o transporte escolar, a Seed informou que está trabalhando os processos licitatórios para garantir a oferta do serviço para todo o interior.

ESCOLAS INDÍGENAS – Já com relação às escolas indígenas, a Seed informou que aulas para estas unidades  terão início na segunda quinzena de abril. Também está prevista a divulgação de outro edital para contratação de docentes, que será divulgado ainda durante o mês de março.

Um terceiro calendário escolar voltado para as escolas indígenas também será elaborado, obedecendo à legislação vigente, também com 200 dias letivos e 800 horas/aulas.

Tanto a elaboração do edital para contratação de professores quanto o Calendário contará com a participação de representantes dos povos indígenas, ressaltou a Seed. Quanto à alimentação e transporte escolar para estas unidades, a Seed afirma que vai garantir a oferta do serviço no retorno das aulas. Segundo o Censo Escolar, na área indígena, são 260 escolas e 16.076 alunos matriculados.