Cotidiano

Associação realiza mutirão para cadastrar produtores na Capital

Preocupada com a proximidade do fim do prazo dado pelo Governo Federal para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que encerra no dia 05 de maio, a Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Boa Vista (Aprohvi) decidiu realizar um mutirão para cadastrar cerca de 70 agricultores familiares associados.
O CAR é a porta de entrada para a regularização ambiental do imóvel rural. Além de obrigatório, a partir de 28 de maio de 2017 somente poderá obter o crédito agrícola quem estiver com o cadastro em dia. Para a realização do cadastro aos produtores associados, uma assessoria técnica especializada estará disponível, do dia 29 de abril até 05 de maio, para o preenchimento e envio no sistema do programa.
“Vamos dar essa assistência aos nossos associados, o problema agora é poder atender a todos em tempo hábil. Para isso, esperamos que o Governo Federal ainda prorrogue esse prazo por mais um ano, pois muitos produtores em Roraima ainda nem sabem da obrigatoriedade do cadastro”, disse o presidente da associação Shinji Tanabe.
Segundo ele, a expectativa é atender e regularizar todo o quadro social dentro do prazo, ampliando o acesso a produtores não-associados. “Esse auxílio aos produtores é de fundamental importância, mesmo sem muitas condições financeiras, a nossa associação faz um trabalho ímpar no Estado”, destacou.
Conforme o secretário da Aprohvi, Jean Oliveira, a prioridade é atender associados proprietários de chácaras no bairro Operário, zona Oeste, e no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na zona Rural da Capital. “Vamos dar prioridade a esses associados, e posteriormente, caso necessário, expandir esse cadastro a outros produtores”, frisou.
PUNIÇÕES – A propriedade ou posse que não estiver inscrita no CAR até maio de 2017 sofrerá sanções impostas pelo Ministério do Meio Ambiente. Atualmente, Roraima possui 10.082 estabelecimentos agropecuários: 8.908 de agricultura familiar e 1.402 de agricultura não familiar. Doze dos 15 municípios do Estado possuem projetos de assentamento rural, abrangendo, aproximadamente, 12 mil imóveis em 65 projetos de assentamento.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um programa coordenado pelo Governo Federal por meio de um sistema nacional. Serve como instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.
Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores da área para diagnóstico ambiental. Além de ser uma obrigação legal, o CAR é o primeiro passo para a regularização ambiental e condição para acessar créditos de políticas públicas.
DOCUMENTOS – Para quem for se cadastrar, estes são os documentos que devem ser levados à associação: RG, CPF e comprovante de endereço do proprietário ou possuidor do imóvel; documentos comprobatórios da propriedade ou posse rural;  memorial descritivo ou georreferenciamento do imóvel (se houver), ou coordenada de qualquer ponto do imóvel. (L.G.C)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.