Cotidiano

Apresentações culturais alusivas ao Dia do Surdo acontecem hoje

Senac oferta curso de Libras para surdos imigrantes venezuelanos, com o objetivo de integrá-los à comunidade surda brasileira

A partir das 10h desta segunda-feira (28), o auditório do Senac Idiomas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Roraima será palco de um evento cultural, com o objetivo de apresentar para a comunidade em geral, alunos e colaboradores da instituição, a realidade da vida do surdo.

Devido a pandemia, as apresentações serão restritas a trabalhadores do Senac e membros da ONG Visão Mundial. Serão exibidas por alunos da turma de Libras para surdos migrantes venezuelanos. A primeira atividade será uma poesia, com o título: “Meus ouvidos não podem ouvir”, sinalizada em Libras e traduzida para o português. O teatro será a segunda apresentação, com a temática da comunicação entre surdos e ouvintes em Libras, que também será traduzido para o português simultaneamente.

“Sabemos que tantas lutas e conquistas não cabem somente em um mês, e em uma apresentação, porém esse evento representa muito para os alunos que irão demonstrar um pouco de sua cultura e realidade de vida para os ouvintes que os cercam, já que ainda se têm muitos mitos e preconceitos no que diz respeito aos surdos”, comentou a professora Ana Paula Arja, que atua com a língua de sinais há mais de 10 anos.

O CURSO – O Senac Idiomas, em parceria com a ONG Visão Mundial, oferta o curso de Libras para surdos imigrantes venezuelanos, com o objetivo de integrá-los à comunidade surda brasileira.

A professora Ana Paula disse que o curso teve início no dia 10 de agosto e ainda está em andamento.

DATAS – O mês de setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da comunidade surda. Algumas datas se destacam nesse mês:

Dias 06 e 11: marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.

Dia 26: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.

Dia 30: Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor.