Moradora do assentamento Jatapu, dona Domingas foi atendida por equipes do Incra, do Cras e do Instituto de Identificação Odílio Cruz. (Foto: Divulgação)
Moradora do assentamento Jatapu, dona Domingas foi atendida por equipes do Incra, do Cras e do Instituto de Identificação Odílio Cruz. (Foto: Divulgação)

Durante o segundo dia do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural de Caroebe, no Sul de Roraima, uma moradora centenária chamou a atenção. Aos 106 anos, dona Domingas de Oliveira Pereira, considerada a mulher mais idosa do município, renovou a Carteira de Identidade Nacional (CIN) com o apoio de equipes do Incra, do Instituto de Identificação Odílio Cruz e de profissionais da saúde.

Residente do assentamento Jatapu, a idosa foi transportada de ambulância até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde ocorre a ação. A mobilização foi organizada por servidores do Cras, do Incra e da Secretaria Municipal de Saúde para garantir que ela tivesse acesso ao serviço. O atendimento foi realizado em cadeira de rodas e acompanhado de perto pela filha, Maria dos Anjos.

O atendimento foi realizado em cadeira de rodas e acompanhado de perto pela filha, Maria dos Anjos. (Foto: Divulgação)

“Estou muito feliz e orgulhosa pelo atendimento, que foi feito com muito cuidado e atenção”, relatou Maria, emocionada.

O superintendente regional do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, destacou o significado da ação. “O mutirão tem esse propósito: garantir cidadania, independentemente da idade ou das condições de deslocamento. Fizemos questão de buscar a dona Domingas, que mora a 13 quilômetros da sede, para assegurar o direito dela”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Cras, Rosimeire Martins Bastos, a atualização do documento era aguardada há anos. “Já tínhamos recebido o pedido, mas, devido à saúde dela, não foi possível resolver antes. O mutirão facilitou o processo e conseguimos organizar todo o transporte”, explicou.

O chefe de seção do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Evandro Campos, reforçou que o serviço de emissão da nova CIN tem sido o mais procurado. “A ação conjunta busca assegurar que todos os cidadãos tenham acesso ao novo documento, que concentra informações como CPF, título de eleitor e fator sanguíneo, oferecendo mais segurança e praticidade”, disse.

Nos dois primeiros dias, 81 atendimentos foram realizados, sendo nove de primeira via e 72 de segunda via da CIN. No terceiro dia, 75 senhas foram distribuídas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O mutirão, que se encerra nesta quinta-feira (16), reúne ainda atendimentos do Cras, como atualização do CadÚnico, orientações sobre o Bolsa Família e outros benefícios. Também participam o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o INSS, a Femarh, a Defensoria Pública Estadual e a Caixa Econômica Federal.

*Com informações do Incra