Cotidiano

Ano letivo é suspenso e ensino remoto encerra dia 10 de dezembro

Conforme normativas emanadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), os estudantes da rede não estarão aprovados e nem reprovados no ano letivo 2020

As atividades pedagógicas na rede estadual de ensino seguem sendo ofertadas até 10 de dezembro, data em que se encerrará o ensino remoto com a suspensão do ano letivo 2020. O retorno presencial às escolas continua sem data definida.

Conforme normativas emanadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), os estudantes da rede não estarão aprovados e nem reprovados no ano letivo 2020. As avaliações, provas e atribuições de notas só poderão ser realizadas quando do retorno das aulas presenciais, momento em que poderá ser feito o cômputo das atividades remotas e do cumprimento efetivo de dias letivos.

Após o dia 10 de dezembro, os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares continuarão realizando ações, como correção de atividades, avaliação das ações propostas no período remoto e planejamentos. As férias escolares do final do ano serão de 28 de dezembro de 2020 a 26 de janeiro de 2021.

A fim de alinhar as atividades nesta reta final de oferta de ensino remoto, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio dos departamentos pedagógicos DEB (Departamento de Educação Básica), Depe (Departamento de Políticas Educacionais) e Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), promoveu nesta quarta-feira, 11, uma oficina com os coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas da capital.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, participou da abertura do encontro e reforçou a necessidade do cumprimento das normativas educacionais. “É preciso se fazer cumprir a legislação e todas as normativas legais da educação nacional e estadual, especialmente as relacionadas ao ensino remoto que foi ofertado diante do novo cenário da pandemia da COVID-19”, enfatizou a secretária.

ENSINO REMOTO – Em 2020, as aulas foram suspensas no dia 17 de março, com a antecipação do recesso escolar do meio do ano, conforme Decreto Governamental n° 28.587-E. As atividades não presenciais na rede estadual de ensino (ensino remoto) iniciaram no dia 6 de abril, conforme Decreto n° 28. 663-E, e seguiram até o dia 30 de agosto.

No mês de setembro e nos primeiros 15 dias de outubro, o ensino remoto ficou suspenso para um período de avaliação e realinhamento das ações pedagógicas e foi retomado no dia 19 de outubro, seguindo até 10 de dezembro. As aulas presenciais nas escolas seguem suspensas em toda a rede, conforme Decreto do Governo do Estado n°29.241-E, de 27 de agosto de 2020.

Para os estudantes que possuem acesso à internet, os conteúdos estão sendo repassados de forma online, por meio de redes sociais (como o Whatsapp) e aplicativos (como Google Classroom, Google Meet), entre outras ferramentas digitais. Os conteúdos são elaborados exclusivamente pelos professores.

Para os estudantes que não dispõem de acesso à internet, os professores estão elaborando apostilas com conteúdos didáticos. Os pais têm horários específicos para retirar e devolver o material na escola. Nas escolas localizadas em comunidade indígenas e para os estudantes que moram em localidades distantes da escola, o material chega com o apoio do serviço flexibilizado do transporte escolar.

A Seed também leva conteúdo didático e informações educacionais aos alunos da rede por meio das ondas da Rádio Roraima, com os programas Ondas do Saber (veiculado diariamente), Dialogando com o Psicossocial (três vezes por semana) e Saúde Bucal – Sorriso é Arte (veiculado diariamente).

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2019, Roraima possui 75.386 alunos matriculados em 374 escolas.