Cotidiano

Ano letivo 2022 começa hoje na Rede Municipal de Ensino de Boa Vista

Todas as escolas do município estão munidas de equipamentos de proteção contra a Covid-19; mais de 45 mil alunos voltam às salas de aula

Com ensino 100% presencial, o Ano Letivo 2022 na Rede Municipal de Ensino de Boa Vista começa nesta segunda-feira, 7. A proposta é que o retorno dos mais de 45 mil alunos matriculados aconteça de modo seguro, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 e outras síndromes gripais.

Todas as escolas do município estão munidas de equipamentos de proteção, como máscaras, totens com álcool em gel e aferidor de temperatura. Todos os servidores receberam orientações necessárias a respeito dos protocolos sanitários e estão preparados para receber os alunos com toda a segurança. 

A secretária municipal de Educação, Maria Consuêlo Sales, destacou que o retorno ao ensino presencial não é exclusividade de Boa Vista, sendo medida tomada por outras 20 capitais. “Esse é um grande desafio nesse momento. Mas todas as medidas necessárias, a prefeitura tem tomado, assim como a SMEC, pra que de uma forma muito segura, a gente consiga fazer esse trabalho e resgatar esse aprendizado das crianças que foi tão prejudicado na pandemia”.

Para a gestora da Escola Municipal Newton Tavares, Adonis Rosalídia, todos os servidores da unidade de ensino estão prontos para o retorno das aulas e dispostos a seguir todos os requisitos definidos pelos protocolos sanitários contra a Covid-19.

“Todas as medidas de segurança serão adotadas, desde a entrada até os ambientes de convivência, salas de aulas, até a saída dos alunos, seguindo o distanciamento e utilizado todos os materiais de proteção”, destacou a gestora. Ao todo, a capital conta com 126 escolas e cerca de 45 mil alunos matriculados.

Medidas tomadas

O protocolo sanitário foi finalizado na última sexta-feira, 4, durante reunião com gestores escolares. Entre as medidas definidas, nesse primeiro momento, as escolas não irão exigir o comprovante de vacinação das crianças.

O horário de intervalo das aulas será definido pela gestão de cada escola, a qual poderá dividir em até 5 intervalos, de forma escalonada, com o intuito de evitar aglomerações e o encontro de muitas crianças no mesmo horário.

Além disso, cada escola poderá notificar casos suspeitos de covid-19 diretamente ao Comitê Central da Secretaria Municipal de Educação (Smec), que tomará as devidas providências junto à Vigilância Sanitária do Município. Vale ressaltar que o período de isolamento para os casos suspeitos passou de 14 para 10 dias, a partir da data do início dos sintomas.

A qualquer sintoma de Covid-19 ou sinais gripais da criança ou de algum parente, os pais ou responsáveis não devem levar a criança para a escola. Então, se a criança acordou com febre, tosse ou alguns sintomas de gripe, a orientação é ficar em casa e ser acompanhada por uma equipe médica. O mesmo vale para os servidores.

Comitê

Assim como a SMEC tem um Comitê Central, cada escola tem um comitê interno de Covid-19, com representante de gestores, servidores, que serão responsáveis por acompanhar o andamento de todo o trabalho dentro da escola, no que diz respeito ao cumprimento do protocolo sanitário.