Cotidiano

Alunos perdem congresso nacional por falta de transporte 

Segundo os estudantes, a Universidade Federal de Roraima havia se comprometido em disponibilizar um ônibus que levaria os alunos até Manaus 

Cerca de 30 alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), deixaram de participar do 31° Congresso Brasileiro de Zootecnia, por falta de transporte. 

Segundo os estudantes, a universidade se comprometeu em disponibilizar um ônibus para o transporte dos alunos até a cidade de Manaus, local sede do evento, por meio de um contrato com uma empresa de ônibus. No entanto, a viagem foi cancelada no último dia 23, data prevista para a saída dos alunos. 

O Congresso Brasileiro de Zootecnia está sendo realizado entre os dias 24 a 27 de maio. E para participar do evento, os alunos afirmam ter solicitado à reitoria da UFRR ajuda para o deslocamento até Manaus. 

“Nós iniciamos as tratativas em relação a esse assunto em janeiro deste ano quando foi divulgado que o evento seria realizado presencialmente e que seria realizado no estado do Amazonas. Em razão da proximidade, a gente decidiu se articular para os alunos do nosso curso participassem”, afirmou um estudante que preferiu não se identificar. 

Com a proximidade da viagem, foi informado aos acadêmicos que a empresa estava com dificuldades de chegar em Boa Vista, devido às fortes chuvas no sul do Estado e as condições da estrada. 

Vale destacar que para participar do evento, cada aluno teve que desembolsar 100 reais para pagar a taxa de inscrição. 

“No dia marcado todos nós fomos para o local combinado, mas o ônibus nunca apareceu. Muitos alunos gastaram dinheiro com a inscrição do congresso e com hospedagem. Quem teve condições de comprar uma passagem de última hora foi até Manaus, quem não pôde. Terminou ficando no prejuízo”, afirmou. 

Em nota, a Universidade Federal de Roraima, por meio da Coordenação de Transporte (CTRANS), informou que emitiu a Ordem de Serviço (OS), com 48 horas de antecedência, como previsto em contrato à empresa, para atender a demanda dos alunos. A empresa informou à UFRR, no fim de semana, que não atenderia a Ordem de Serviço prevista para 22 de maio (domingo), mas que na segunda-feira (23), o veículo estaria disponível. No entanto, não houve a entrega do serviço requisitado. 

Ainda em nota, a UFRR relata que a empresa alegou, informalmente, que às condições de trafegabilidade da BR 174 e às condições climáticas em Roraima impediram o atendimento à requisição de viagem ao evento que ocorreu em Manaus. Sobre a alegação de os alunos não serem informados sobre a indisponibilidade do transporte para participar da ZOOTEC, a Universidade afirma que todas informações foram repassadas ao professor requisitante do transporte. Os esclarecimentos foram passados aos alunos que aguardavam o veículo na garagem da UFRR e à Diretoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA).