Cotidiano

Alunos do Sesc visitam redação da Folha de Boa Vista

Na ação, os estudantes puderam conhecer um pouco da rotina dos jornalistas e tirar dúvidas sobre o combate as fake news

Alunos do 5º Ano-B, do Centro de Educação do Sesc Roraima, tiveram nesta quarta-feira, 1º, a oportunidade de conhecer um pouco de como funciona a rotina de produção de um jornal impresso. A visita faz parte de um projeto sobre gêneros textuais, que vem sendo desenvolvido há um bom tempo pela unidade de ensino.

“Esse projeto é desenvolvido com os alunos em sala de aula, onde eles acabam tendo contato com alguns gêneros textuais, dentre eles a linguagem do jornalismo. Essa visita foi idealizada justamente para dar a eles uma noção das características de como se dá essa linguagem, e aí vão surgindo às curiosidades de como ocorre essa coleta de informações e de que forma ela é trabalhada”, explicou a gestora do projeto, professora Elizete Holanda.

https://www.youtube.com/embed/QahAoD6MPXY?ecver=1″ frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen>

Ao todo, a visita contou com a participação de 28 alunos. Segundo Elizete, em todas as atividades voltadas ao gênero jornalístico, as crianças participaram na produção de matérias com enfoque verídico, atiçando ainda mais a curiosidade dos pequenos.

“Nos primeiros estágios desse projeto, eu coloquei como desafio que eles trouxessem notícias verdadeiras e, por incrível que pareça, essa produção se deu da forma bem natural. Eles utilizaram temas voltados para atualidade, como reclamação de ruas esburacadas, transtornos das chuvas, ou seja, fatos que realmente afetam o cotidiano das pessoas. O projeto está saindo com a gente realmente idealizou”, completou.

Durante a visita, a “fake news” foi o tema que mais despertou curiosidades nos estudantes. Para Nilton Luiz, 9 anos, o assunto é importante e as explicações dos profissionais do jornal ajudam a entender melhor as várias maneiras de se combater a propagação de notícias falsas.  

“Gostei muito das explicações sobre como é a rotina do jornal, principalmente com relação às fake news. Legal saber como é que eles conseguem descobrir quando uma notícia é falsa e como eles combatem isso”, destacou.

Na avaliação do chefe de redação da Folha Impressa, Ribamar Rocha, a atividade ajuda não somente a matar um pouco da curiosidade das crianças sobre o mundo do jornalismo, mas também identificar futuros profissionais para esse setor.   

“Esse tipo de atividade é muito bacana, até para que as pessoas logo cedo possam identificar como é feito o jornal com responsabilidade, principalmente agora com essa questão das fake news, que cada dia ganha mais espaço nas redes sociais. Além disso, desperta a curiosidade das crianças sobre o jornalismo, e quem saber até faz com que eles tenham interesse de ingressar na nossa profissão”, concluiu.