Cotidiano

Alunos de escola militar estão há uma semana sem aula presencial

Direção da unidade afirma que falta de energia foi causada por problema na rede elétrica; estudantes estão tendo aulas remotas

Alunos do Colégio Militar Estadual Cel PM Derly Luiz Vieira Borges, no bairro Canarinho, zona Leste de Boa Vista, estão sem aulas presenciais desde a última segunda-feira (15) por falta de energia elétrica na unidade. Enquanto o problema não é resolvido, os alunos assistem às aulas em formato remoto, o que tem incomodado as mães.

Conforme a direção do colégio, a rede elétrica do prédio aguarda a manutenção em razão da compra de equipamentos em Manaus. A previsão inicial era que as aulas presenciais fossem suspensas até essa sexta-feira (19), mas o prazo foi estendido pelo menos até o fim da próxima semana.

Enquanto a rede elétrica não tem a manutenção concluída, as aulas estão sendo realizadas de forma remota. A unidade disponibilizou ainda uma sala equipada com terminais de computadores e internet na Escola Estadual Gonçalves Dias, que é vizinha à unidade,  com suporte técnico e tira dúvidas para os pais/responsáveis e alunos que tiverem dificuldade de acesso na plataforma.

A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima para saber se há previsão para que a manutenção na rede elétrica seja feita e as aulas presenciais sejam retomadas, e recebeu a seguinte nota:

“A Secretaria de Educação e Desporto informa que, devido a uma pane na rede elétrica de alta tensão do prédio onde funciona o Colégio Militar Estadual Cel. Derly Luiz Vieira Borges, a gestão da unidade suspendeu as aulas presenciais no dia 15 de maio e, desde então, está ofertando o ensino remoto, por meio das ferramentas Google Sala de Aula e Google Meet.

Ressalta que a medida foi imprescindível, pois houve a necessidade do desligamento da rede elétrica para realizar manutenção e garantir segurança aos estudantes e funcionários da unidade.

A empresa responsável já está fazendo os reparos e aguarda a chegada de alguns equipamentos que vêm de Manaus para concluir os serviços.

As aulas continuarão no formato remoto, e a previsão para o retorno das aulas presenciais é na próxima semana.

A Seed esclarece ainda que o prédio onde funciona a escola é da Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) pertence à Sesp (Secretaria de Segurança Pública), que está providenciando a manutenção e o religamento da rede elétrica.

Por fim, a Seed ressalta que está em fase de elaboração na Seinf (Secretaria de Infraestrutura) projeto básico para a construção da sede do Colégio Militar, o que vai garantir mais estrutura para o funcionamento da unidade de ensino.”