Cotidiano

Aluna cria grupo para incentivar colegas em campeonatos digitais

No 8º ano, Amanda mostra como as ferramentas tecnológicas ajudam no dia a dia para o aprendizado e domínio da matéria  

Apaixonada por matemática, Amanda Isis Miranda, de 13 anos, é estudante do 8º ano de Colégio Militar, onde superou dificuldades com a disciplina e conta como a sua história ajudou o desempenho de outros colegas. 

Em 2021, o colégio inseriu a plataforma online Khan Academy para a turma em que a Amanda fazia parte. A intenção era auxiliar – de forma gratuita – no reforço dos conteúdos que os alunos aprenderam em sala de aula. 

“Quando a professora trouxe o aplicativo, ele fazia desafios semanais. E era muito divertido, pois tinha bonificação com pontinhos e medalhas que podem até te salvar no ranking geral. Fazemos em casa e discutimos isso em sala”, conta a jovem, que afirma querer ter conhecido a plataforma antes.  

Através da plataforma online, Amanda se tornou protagonista no uso do aplicativo. “Ela fazia tutoriais para ajudar os colegas a entrar, fazer login e inspirar a turma a ganhar campeonatos”, diz a professora Elisângela Helena Andrade Silva. 

Inclusive, Amanda criou um grupo de alunos e colocou amigos interessados para ajudar na usabilidade. Com o auxílio da professora, ela divulgava os campeonatos e estimulava os amigos a se destacarem nos rankings. 


Salman Khan, fundador da Khan Academy (Foto: Divulgação

“Não sei porque não usei antes, Khan é incrível para prender a atenção de uma forma divertida. Vídeos de exercícios são muito mais fáceis de aprender. Quando tinha só o livro, eu não gostava”, destaca Amanda. 

Completamente entusiasta da matéria nos dias atuais, Amanda enfatiza a relação do aluno com a disciplina pode ser potencializada por meio de soluções digitais, uma vez que ela é a prova viva disso.  

Mesmo o colégio não oferecendo sala de informática, não foi um empecilho, pois a professora direcionava como atividades extra classe. E isso foi certeiro, pois em sua análise, os alunos não gostam de atividades tradicionais, como as de livro, xerox, etc… “Alunos se dispersam facilmente. Com a recomendação dos vídeos – no mesmo conteúdo – conseguem fazer a tarefa de casa de uma forma divertida, sendo mais eficaz para o seu domínio”, completa Elisângela. 

A educadora achou que foi eficiente e a compreensão dos alunos foi eficaz, sem que ela precisasse ficar voltando ao conteúdo em sala de aula. Eles aprenderam, inclusive, cálculo mental utilizando as equações. Ou seja, a aprendizagem para o domínio no formato de vídeos com diversão no contexto, fluiu muito bem na sua estratégia como educadora.