Cotidiano

Agentes penais são liberados do sistema prisional

Os parentes e amigos dos policiais se aglomeraram em frente à Cadeia Pública Feminina

Mais de 20 agentes penais foram liberados nesta quinta-feira, 11, da Cadeia Feminina de Boa Vista, após atendimento à uma decisão judicial da juíza Daniela Schirato, da Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas.

A magistrada decidiu nesta quarta-feira, 10, pela soltura dos agentes penitenciários detidos na Cadeia Pública Feminina em decorrência da Operação Alésia. A decisão tem como base a manifestação do Ministério Público Estadual (MPRR) que sugeriu a revogação da prisão preventiva dos investigados, com aplicação de medidas cautelares.

Os familiares ficaram durante toda a quarta-feira realizando vigília na esperança da liberação dos agentes, que só ocorreu por volta das 11h30 de hoje. Na saída, os policiais penais informaram que devem prestar mais informações sobre o ocorrido. “Nesse primeiro momento nós iremos curtir a nossa família. Nós ficamos privados da companhia deles no natal e ano novo. Em um momento oportuno nós vamos fazer uma coletiva de imprensa, com mais informações sobre tudo que aconteceu”, disse um agente. 

“É um momento de alegria para a gente, né. Um momento que a justiça está começando a ser feita nesse caso e nós estamos muito contentes em ter nossos familiares de volta, aos seus lares, e poder fazer sua defesa. Então a gente quer também agradecer a justiça por avaliar essa situação e agora eles vão ter mais tempo para poder fazer sua defesa porque a gente sabe que todos são inocentes nessa situação”, Dilson Araújo, irmão de um dos agentes.

Agentes e familiares se unem junto à decisão judicial (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

PRISÃO – A Operação Alésia foi deflagrada em 16 de dezembro de 2020pela Polícia Federal, com o objetivo de desarticular organização criminosa encrustada na estrutura da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania de Roraima (Sejuc).

Dos 29 mandados de prisão, 27 foram efetivados, sendo 23 agentes presos, dois empresários e dois reeducandos que usavam tornozeleira eletrônica. E dos 49 mandados de busca e apreensão, 47 já foram cumpridos.

O sindicato dos agentes penais chegou a realizar protesto para impedir ida de agentes para Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC).

Com informações de Adrielle Lima e Luiza de Lucas

Leia mais:

PF prende 23 agentes penais e 2 empresários durante operação – Folha…

Decisão judicial determina soltura de agentes penais – Folha de Boa…