REPATRIAÇÃO

Aeronave da FAB decola do Rio em direção a Israel nesta sexta (21)

Aeronave KC-30 será utilizada pela FAB na missão de repatriação, com previsão para retorno na segunda-feira (Foto: Divulgação/FAB).

Aeronave da FAB decola do Rio em direção a Israel nesta sexta (21)

A Força Aérea Brasileira (FAB) intensifica suas operações para repatriar brasileiros que estão em Israel. Na tarde desta sexta-feira (20), uma aeronave KC-30 decolará da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo a Tel Aviv, Israel. Esta marca o nono voo de repatriação com previsão de retorno ao Brasil na madrugada de segunda-feira (23).

Nos últimos dez dias, o governo federal conseguiu repatriar 1.135 brasileiros e 35 animais de estimação de Israel em um total de seis voos. Atualmente, duas aeronaves da FAB estão posicionadas no exterior, aguardando para trazer de volta mais brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza.

Contudo, o processo de repatriação de brasileiros em Gaza apresenta desafios. Um grupo composto majoritariamente por mulheres e crianças, totalizando 32 pessoas, permanece na cidade de Rafah, que é estrategicamente vital, pois liga Gaza ao Egito. A situação se agravou após as cidades de Rafah e Khan Yunis, que abrigam refugiados de várias nacionalidades, serem bombardeadas por Israel no início da semana. Diplomatas de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, concordam que esses ataques complicam os esforços de repatriação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Um dos aviões designados para essa missão complexa é a aeronave presidencial, que atualmente aguarda no Cairo, Egito, a autorização para resgatar um grupo composto por 22 brasileiros e dez palestinos. Além da função de repatriação, essa aeronave já realizou uma missão humanitária, levando kits com medicamentos, insumos e purificadores de água para El-Arish, cidade egípcia situada próxima a Rafah e que tem recebido suprimentos vitais para a população de Gaza de diferentes nações.

A FAB ainda mantém uma aeronave KC-390 Millennium em Roma, atuando como suporte ao avião presidencial. Se não for necessária no Egito, essa aeronave será redirecionada para auxiliar na repatriação de mais brasileiros em Israel. A expectativa é que novos voos de repatriação sejam realizados nos próximos dias, demonstrando o compromisso do Brasil em assegurar o retorno seguro de seus cidadãos.