Cotidiano

Aderr concentra esforços contra mosca da carambola

Roraima luta contra a praga da mosca da carambola. O Ministério da Agricultura informou que está trabalhando nos municípios onde a praga ocorre. A Agência de Desenvolvimento de Roraima (Aderr) também se concentra na luta de controle ao trânsito de hospedeiro e monitora áreas de produção em Boa Vista. O objetivo, segundo o Governo do Estado, é evitar que a mosca se espalhe para outras regiões do país.

Desde julho de 2015, lembra o Governo, a Agência vem monitorando as áreas de produção de hospedeiro em Boa Vista. Semanalmente, são vistoriadas 145 armadilhas em 26 propriedades na Capital, produtoras de manga, caju, tomate, acerola, goiaba e pimenta de cheiro.

A Aderr ainda instalou barreiras agropecuárias nas regiões de Três Corações, no Amajari, no Bonfim, no Passarão, na zona Rural de Boa Vista, e no Jundiá, em Rorainópolis. Tudo para evitar a saída dos frutos hospedeiros de áreas onde ocorre a praga. Os fiscais trabalham 24 horas por dia nas barreiras.

O Governo do Estado informou que ainda não existe prazo para o término da restrição da venda de frutos por conta da mosca da carambola, mas reforçou que a Aderr trabalha intensamente e que por ano são investidos cerca de R$ 2 milhões no combate à praga. (AJ)