Hoje, 6, é comemorado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, uma forma de alertar para a prevenção de acidentes que podem gerar queimaduras e dar instruções de primeiros socorros. Somente em fevereiro de 2018, o HGR realizou 110 procedimentos em pacientes com queimaduras.
Para Ester Faria, especialista em Enfermagem Estética, entre os principais motivos de queimaduras em pacientes que chegam à unidade estão acidentes domésticos – como contato com superfícies quentes (panelas e fogões) ou líquidos superaquecidos (água e óleo) – e o armazenamento inapropriado de produtos inflamáveis, como a gasolina. “Aproveitamos a data para desmistificar algumas crenças populares, como o uso de pasta de dente, pó de café, manteiga ou pomadas no local machucado”, alertou Ester.
Uma das principais recomendações é que ao sofrer uma queimadura por calor, a pessoa coloque o local do ferimento em água corrente em temperatura ambiente por cinco minutos. Em seguida, o ideal é procurar um posto de saúde ou hospital. “Todo e qualquer produto aplicado será removido pelo profissional de saúde, o que causará mais dor, além de muitas vezes atrapalhar o processo natural de cicatrização e causar infecções”, completou.
Nos casos de queimaduras elétricas (causadas por fios de alta tensão, entre outros), não se deve tocar na vítima, pois o corpo humano é um condutor de eletricidade, e quem tentar ajudar pode acabar se tornando vítima também. O primeiro passo é verificar se é possível desligar o fornecimento de energia elétrica e então acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
DICAS – Entre as dicas de prevenção estão: o uso de luvas apropriadas para cozinha, não deixar panelas no fogão ao alcance de crianças, tirar aparelhos domésticos da tomada quando não estiverem sendo utilizados, além de não armazenar produtos inflamáveis, como a gasolina, em recipientes inapropriados como garrafas PET.