NO CIDADE SATÉLITE

Ação social em Boa Vista atende moradores do Vila Jardim de forma gratuita neste sábado, 24

São ofertados serviços de atendimento médico e odontológico, vacinação, distribuição de medicamentos, coleta de exames preventivos, entre outros

Ação ocorre até às 16h deste sábado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Ação ocorre até às 16h deste sábado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Neste sábado (24), acontece a primeira edição de 2024 do evento “Prefeitura com Você”, realizada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista. A ação acontece até às 16h na Escola Municipal Vila Jardim, situada no bairro Cidade Satélite.

Na ocasião, a comunidade tem a oportunidade de usufruir os serviços: atendimento médico e odontológico, vacinação, distribuição de medicamentos, coleta de exames preventivos, testes rápidos, emissão do cartão SUS, pesagem para o Bolsa Família, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Os moradores recebem também orientações sobre empreendedorismo, educação financeira, segurança no trânsito, educação em saúde, além de atividades educativas e de lazer para crianças, como leitura e pintura facial.

Yubraska Maica na fila de atendimento odontológico para o filho (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A diarista Yubraska de Maica, de 38 anos, aproveitou a oportunidade de levar o filho Asdrubal Maica, de seis, para uma consulta odontológica ofertada na ação. A moradora do Vila Jardim aguardava o serviço na fila de atendimento da rede municipal de saúde há cerca de um mês.

“Meu filho estava brincando na rua e acabou caindo. Por causa da queda, ele ficou com os dois dentes da frente afastados. Tentei ser atendida em vários lugares e não conseguia. A ação calhou com a situação do meu filho e eu trouxe ele aqui para ver se vai precisar de aparelho [ortodôntico]”, disse a mãe de Asdrubal, que também aproveitou a atividade de pintura facial em crianças.

Prefeito de Boa Vista Artur Henrique informou que o evento será feito de forma mensal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

De acordo com o prefeito de Boa Vista, Artur Henrique, nesta edição, a ação ocorreu no bairro Cidade Satélite por ser o mais populoso da capital, onde está localizado o residencial Vila Jardim. Ele afirmou que o projeto busca aproximar a população aos serviços ofertados pela Prefeitura.

“Os serviços são ofertados de forma gratuita a todos do bairro e de regiões próximas. As pessoas podem trazer a família toda, não só quem busca atendimento. Essa ação será feita de forma mensal e levada a outros locais da cidade, mas sempre onde a população tem mais dificuldade de acessar algum tipo de serviço”, informou.

Saúde e ciência

População pode conferir o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti em microscópios (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Além de atendimento médico e odontológico, há um estande onde a população pode conferir por meio de microscópios o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Conforme o supervisor-geral do Núcleo de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, a iniciativa é importante para conscientizar a população neste período em que o estado está em alerta para dengue.

“A dengue está acometendo vários lugares e Boa Vista não está fora disso. É importante repassar sempre esses cuidados para que a população não permita que os mosquitos se criem nas casas e acabem sendo infectados pelas doenças que ele transmite. A criançada tem se interessado muito e é legal porque podem repassar para a família e amigos da escola”, explicou.

Educação no trânsito para crianças

Na ação da Smtran, crianças aprendem regras de trânsito na cidade em “mini cidade” (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Na área externa da escola, está montada uma cidade itinerante de trânsito, com faixas de pedestre, semáforos, placas de trânsito e ciclovias. A proposta, segundo Ney Brito, chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) de Boa Vista, é de ensinar as crianças a serem bons ciclistas e pedestres.

“Só pela manhã, atendemos cerca de 50 crianças. Elas ficaram bem interessados na ação, aprenderam as regras de trânsito, como sinalizar na faixa de pedestre e aguardar enquanto a outra pessoa realiza a travessia na rua. É uma brincadeira séria”, disse.