Cotidiano

Ação intensifica erradicação da mosca da carambola em RR

"O inseto pode afetar a fruticultura e a economia do país", destacou Josenir Gonçalves

O superintendente da Delegacia Federal de Agricultura do Pará está em Boa Vista para assinar um termo de cooperação técnica com Roraima para combater a mosca da carambola.

Josenir Gonçalves disse a FolhaWeb que o compromisso engloba o Amapá, Pará, Amazonas e Roraima, estados que apresentam a incidência da praga, na fronteira ou internamente.

“O objetivo é juntar esforços dos estados da união e municípios para trabalharmos a situação que afeta a economia da região amazônica e demais país. O inseto pode causar um problema gravíssimo para nossa fruticultura nacional”, disse Josenir.

Para Plácido Alves, superintendente em Roraima, ele esclarece que a medida é eficaz para coibir a atuação da mosca.

“O termo nos dá segurança jurídica administrativa para que possamos desenvolver nossas ações, e cada estado terá sua parcela de contribuição no alcance do Ministério da Agricultura para a erradicação da mosca da carambola”, disse Plácido.

Fiscalização:

“Os técnicos passam 30 dias fazendo o combate, outra parte realiza o monitoramento, E fazemos um apelo para que o Estado disponha as três barreiras por 24 horas para que possamos pedir a certificação de área livre. O Ministério está fazendo o combate, passando em pontos que a gente sabe da incidência de focos ou da probabilidade de tê-los, mas é preciso um trabalho em conjunto”, destacou Plácido.