Cotidiano

Abrigo estadual de acolhimento Yanomami deve ser instalado em 30 dias

Local fica a cerca de 200 metros da Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami

Um abrigo estadual de acolhimento para os povos Yanomami será instalado em Roraima, no prazo de 30 dias. A instalação foi anunciada pelo governador, Antonio Denarium, em documento encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 

As atividades devem ser efetivadas nos próximos 30 dias e a gestão será do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami. 

O local fica a cerca de 200 metros da Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami, na zona rural de Boa Vista, na região do Monte Cristo. O espaço será adaptado para acolher os indígenas em tratamento de saúde, com ambiente seguindo os costumes da etnia. São 500 metros quadrados e bloco anexo, que funcionará como administração, enfermaria e coleta de exames.

A gestão do espaço será de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena, com apoio da Secretaria da Saúde (Sesau) e Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), órgão que será responsável pela assistência social ao público.

De acordo com o governo, a ideia é que o abrigo estadual obedeça aos hábitos e costumes da etnia, sem que haja nenhum prejuízo à cultura secular dos Yanomami, e deve funcionar durante o período de vigência do decreto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), com instalações que estão localizadas ao lado da Casai Y, melhorando assim a qualidade dos indígenas acolhidos pela instituição.


“Estive em reunião com os ministros e reafirmo o compromisso com Roraima e com o Brasil”, declarou Denarium (Foto: Divulgação)

“Estive em reunião com os ministros e reafirmo o compromisso com Roraima e com o Brasil. Estamos disponibilizando a estrutura da administração pública do Estado em apoio ao Governo Federal para unirmos forças e sanar a grave crise enfrentada pela população Yanomami. Será um trabalho feito em conjunto e de forma coordenada”, declarou o governador Antonio Denarium.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa destacou a importância de unir esforços para solucionar todas as demandas do estado de Roraima e serão solucionadas, mas, neste momento, a prioridade dessa parceria entre os governos é a solução da crise humanitária do povo Yanomami.
 
“A vinda do governador Antonio Denarium mostra que o nosso governo trabalha pelo Brasil e que disputas eleitorais ou lados ficaram no passado, agora temos que nos preocupar em cuidar das pessoas, cuidar da nossa gente, cuidar do Brasil e nesse momento, junto com o governador Denarium, unir forças para resolver definitivamente essa crise, sem deixar ninguém desassistido”, enfatizou o ministro.

O documento propõe dinamizar o atendimento nas unidades estaduais de saúde com adoção do protocolo de alta hospitalar para que os pacientes indígenas possam retornar o mais rápido possível para as comunidades.