Cotidiano

60 mil testes rápidos serão adquiridos pela Sesau, diz secretário

A aquisição desses itens será feita após a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica da Sesau com a Casa Civil do Governo Federal

Segundo informou o secretário de Saúde, Olivan Júnior, em entrevista exclusiva à Folha, a Sesau pretende comprar 60 mil testes rápidos de coronavírus (Covid-19). A aquisição desses itens será feita após a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica da Secretaria de Saúde com a Casa Civil do Governo Federal.

“A partir daí, eu irei abraçar o planejamento feito pelo Exército Brasileiro, baseado nas quantidades que eles previram e faço a aquisição com base no número de leitos. Ficaremos até com uma carga a mais para atender o que não é Covid-19”, declarou o secretário.

Complementando o que foi dito pelo secretário, a Sesau, por meio de nota, esclareceu que o envio de testes rápidos para Coronavírus (COVID-19) para Roraima está sendo feito pelo Ministério da Saúde (MS).

O Executivo estadual pontuou que apenas 13,18% das 5.780 unidades disponibilizadas pelo órgão foram utilizadas, contemplando os profissionais ativos da área de saúde e servidores da área de segurança.

Ainda sobre o quantitativo de testes rápidos, a Sesau ressaltou que o Governo de Roraima também realizou a aquisição de mais de 3 mil unidades, ajudando a reforçar as ações contra o Coronavírus (Covid-19) em Roraima.

“Todos os municípios receberam testes rápidos, conforme cronograma estabelecido pela CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), bem como os servidores foram capacitados para a realização do teste”, finalizou a Sesau em nota.

*Colaborou Edilson Rodrigues, editor-chefe da Folha BV