CNU

Saiba como se preparar gratuitamente para o Concurso Nacional Unificado

Os cursos oferecidos incluem videoaulas exclusivas e conteúdos sobre Infraestrutura, Exatas e Engenharia; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e outros

Os cartões de prova, disponíveis a partir de 7 de agosto, informarão o endereço do local de prova, horários de abertura e fechamento dos portões e outras orientações (Foto: Divulgação)
Os cartões de prova, disponíveis a partir de 7 de agosto, informarão o endereço do local de prova, horários de abertura e fechamento dos portões e outras orientações (Foto: Divulgação)

Com o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU) para o dia 18 de agosto, candidatos de todo o país têm uma oportunidade adicional para aprimorar sua preparação. Esse período extra pode ser aproveitado para revisar conteúdos fundamentais e aprofundar-se em áreas específicas do exame.

Fernando Mesquita, mentor do Qconcursos, comenta sobre o adiamento. “Agora são dois meses e meio até a prova para que o candidato possa se preparar. Na prática, é como se estivéssemos em um período de novo edital. Para muitas pessoas, isso será ruim, porque abala o psicológico. Para outras, será bom, já que haverá mais tempo para se preparar”, afirmou.

Genilson Ferreira, docente do curso de Direito da Estácio, reforça a necessidade de estudar matérias comuns a diversos certames, como Direito Administrativo e Direito Constitucional. “Disciplinas como essas são a base para a maioria das provas e, sendo assim, devem ser estudadas com profundidade e regularidade. Se você conseguir ter um bom entendimento desses conteúdos, isso já amplia as suas chances de passar”, explicou.

O professor também enfatiza que o método e o ritmo de estudo são cruciais. “Não adianta passar 10, 12 horas por dia com os livros se você não souber estudar de forma eficiente. É preciso ter métodos de estudo e saber equilibrar os conteúdos mais simples com os mais complexos”, recomendou. Genilson também alerta para a importância do descanso e do cuidado com a saúde mental. “É essencial equilibrar os horários de estudo com momentos de descanso mental, até para que o cérebro assimile melhor o conteúdo”, afirmou.

Para ajudar os candidatos na preparação, o Qconcursos oferece gratuitamente um preparatório com oito opções de cursos. A iniciativa visa auxiliar os candidatos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, proporcionando melhores condições de preparação para o exame. A campanha da EdTech, especializada em preparação para concursos, é válida até a data da prova. Para acessar os conteúdos, basta visitar o site do Qconcursos.

Os cursos oferecidos incluem videoaulas exclusivas e conteúdos sobre Infraestrutura, Exatas e Engenharia; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; e Gestão Governamental e Administração Pública.

CNU

O Concurso Nacional Unificado, promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece cargos públicos efetivos em órgãos e entidades do Executivo Federal. O CNU está dividido em blocos temáticos relacionados às áreas de atuação, como infraestrutura e engenharias. A aplicação das provas objetivas e discursivas foi adiada devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.