
O governo federal deve lançar um novo edital do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) nas próximas semanas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A ministra afirmou que a previsão é de que as provas sejam aplicadas no segundo semestre, possivelmente em agosto. Segundo ela, a escolha do período considera um levantamento hidrológico que aponta agosto como o mês de menor incidência de chuvas no país. No entanto, a definição da data depende da publicação do edital e do cumprimento dos prazos do processo seletivo.
O cronograma do concurso está atrelado à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), cuja votação está prevista para o dia 10 de março no Congresso Nacional. De acordo com a ministra, a aprovação da LOA será determinante para a definição do orçamento disponível para novos concursos públicos.
Novas carreiras
A ministra também mencionou a criação de duas novas carreiras no funcionalismo federal. Uma delas está ligada às áreas de defesa, justiça e segurança e deve atender a uma demanda do Ministério da Defesa. A outra abrange temas como desenvolvimento regional, agrário e econômico.
Segundo a ministra, essas carreiras devem contar com 750 vagas cada, conforme previsto em Medida Provisória já enviada pelo governo. No entanto, o quantitativo exato de vagas a serem ofertadas em concursos ainda será definido.
Ambas as carreiras exigem nível superior e terão remuneração equivalente à de analista técnico de políticas públicas.
*Com informações da Agência Brasil