ENEM DOS CONCURSOS

Medidas de segurança serão reforçadas para o Concurso Nacional Unificado

Uma das principais regras estabelecidas é a proibição da saída dos candidatos com o caderno de questões ou com anotações do gabarito

Para reforçar ainda mais a segurança, detectores de metal e de equipamentos eletrônicos serão instalados nos acessos aos locais de aplicação da prova (Foto: Divulgação)
Para reforçar ainda mais a segurança, detectores de metal e de equipamentos eletrônicos serão instalados nos acessos aos locais de aplicação da prova (Foto: Divulgação)

Com o intuito de garantir a lisura e a segurança durante a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, conhecido como o “Enem dos concursos”, diversas medidas foram adotadas. O exame está previsto para ocorrer no dia 5 de maio e contará com um rigoroso esquema de proteção para evitar fraudes.

Uma das principais regras estabelecidas é a proibição da saída dos candidatos com o caderno de questões ou com anotações do gabarito. Além disso, será realizada a coleta de digitais e exames grafológicos antes da aplicação do exame.

Para reforçar ainda mais a segurança, detectores de metal e de equipamentos eletrônicos serão instalados nos acessos aos locais de aplicação da prova. Os celulares dos candidatos serão desligados e lacrados durante todo o período do exame.

O objetivo dessas medidas é evitar fraudes no processo seletivo, principalmente por meio do uso de pontos eletrônicos, garantindo assim a transparência e a equidade no concurso.

As provas objetivas de conhecimentos gerais serão aplicadas pela manhã, com abertura dos portões às 7h30. Nesse período, também haverá uma questão dissertativa para os blocos de nível superior e redação para os de nível médio.

Já no período da tarde, os portões serão abertos às 13h para as provas de conhecimentos específicos dos blocos de nível superior e uma nova rodada de conhecimentos gerais para o bloco de nível médio.

No mesmo dia da prova, após o encerramento dos dois períodos de exame, os cadernos de provas serão divulgados no site do Ministério da Gestão. Essa medida visa garantir a transparência do processo e permitir que os candidatos tenham acesso às questões após a realização do exame.