Concursos e Emprego

Mais de mil vagas para EJA estão abertas em 16 escolas

A EJA é voltada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria

O período de matrículas novas para turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede estadual finalizou no dia 15 de julho. No entanto, ainda existem vagas disponíveis para o segundo semestre letivo de 2022, em Boa Vista.

A EJA é voltada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria, e assim que concluir os estudos, a pessoa está apta a dar continuidade em sua vida acadêmica.

No estado de Roraima 84 escolas possuem o ensino da EJA. Sendo 28 unidades no interior, 40 em comunidades indígenas e 16 na capital, para onde estão sendo ofertadas as vagas neste momento. 

Na capital estão disponíveis 424 vagas para turmas do 2º segmento que corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já para o 3º segmento, direcionado para alunos do Ensino Médio, há 654 vagas disponíveis, totalizando 1.076 vagas distribuídas da seguinte forma:

Os interessados em retomar os estudos precisam ter idade mínima de 15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental (segundo segmento) e 18 anos completos para o Ensino Médio (terceiro segmento).

Para efetuar a matrícula, a pessoa pode ir direto na secretaria da escola pretendida, apresentando a cópia e original do documento de identificação (RG, certidão de nascimento ou casamento); 2 fotos 3×4 recentes; comprovante de residência e cartão de vacina atualizado contra a covid-19 (não obrigatório). Quem for menor de 18 anos deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

A Dieja informou que os estudantes que já estavam cursando alguma das etapas da EJA no primeiro semestre de 2022, tiveram a rematrícula automática. Qualquer dúvida sobre a modalidade de ensino pode ser esclarecida no departamento, localizado na avenida Jaime Brasil, nº 527 (antiga Escola Estadual Princesa Isabel), no Centro de Boa Vista.