Concursos e Emprego

Inscrições para o mestrado em Geografia da UFRR seguem abertas até domingo

Doze vagas estão disponíveis e os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet

As inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado em Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para 2023 foram prorrogadas até as 23h59 (local) do próximo domingo (8). Doze vagas estão disponíveis e os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet neste link.

Vagas

Das vagas, seis são para a linha de pesquisa Produção do Território Amazônico e outras seis para a linha Dinâmica da Paisagem Amazônica. Será destinada uma vaga a candidato com deficiência, uma para indígena e uma para negro, independente da linha de pesquisa. Caso ninguém atenda a essa condição, as vagas redistribuídas para a ampla concorrência.

Serão classificados até 12 candidatos, em ordem decrescente de pontuação, os quais ocuparão as vagas oferecidas na ampla concorrência, conforme as linhas de pesquisa. Será classificado até um candidato indígena, negro e com deficiência, cada, independente da linha de pesquisa.

A seleção

O processo seletivo será realizado até 16 de fevereiro de 2023 e possui três etapas, sendo uma eliminatória e duas classificatórias. A eliminatória inclui uma prova escrita de conhecimento na área de Geografia, enquanto as demais são compostas por exame de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e avaliação do currículo Lattes e histórico escolar. O resultado final será divulgado em 24 de fevereiro.

O curso

O curso terá duração máxima de 24 meses e seu corpo docente possui 14 professores doutores. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, nos turnos diurno e noturno, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRR. Entenda cada linha de pesquisa:

  • Produção do Território na Amazônia: voltada para o estudo e pesquisas sobre a Amazônia, relativos a produção do território, com ênfase em estudos geoestratégicos, relações internacionais, políticas públicas com destaque ao planejamento urbano e rural, bem como a política agrária e fundiária.
  • Dinâmica da Paisagem Amazônica: voltada para o estudo e pesquisas de forma integrada abordando a dinâmica da evolução da paisagem tanto no âmbito dos processos físicos quanto aqueles decorrentes da participação da ação antrópica.