Concursos e Emprego

Inscrições para Mestrado e Doutorado em Agronomia na UFRR terminam dia 17

São 12 vagas para Mestrado e seis para Doutorado. Inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet

As inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) seguem abertas até o próximo dia 17 e podem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da instituição.

A taxa custa R$ 150 (Mestrado) e R$ 200 (Doutorado) e pode ser paga dentro do prazo de inscrição. São 12 vagas para Mestrado (sendo três para ações afirmativas voltadas a negros e indígenas) e seis para Doutorado (uma delas para ações afirmativas).

Podem concorrer às vagas de Mestrado os profissionais com Bacharelado e/ou Licenciatura em Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Zootecnia e Tecnologia em Agroecologia. O Doutorado é voltado para quem possui Mestrado na área de Ciências Agrárias. Para as duas modalidades, em caso de ausência do diploma, o edital permite graduados e mestres a apresentarem atestado ou certificado de conclusão de seus cursos.

O programa de pós-graduação do curso tem enfoque na produção vegetal, possui 14 professores doutores e as seguintes linhas de pesquisa: manejo de solo e água em agrossistemas amazônicos; fruticultura tropical e bioeconomia de fruteiras nativas da Amazônia; microbiologia e proteção de plantas; e manejo e produção de grandes culturas em ambientes amazônicos.

“Estamos conclamado os nossos ex-alunos de Mestrado para concorrer ao Doutorado e chamando a atenção dos nossos queridos alunos que estão terminando a graduação para que venham concorrer. É importante, o Estado necessita de muita qualidade e de pessoas de qualificação atuando nesses cenários, sobretudo, na área agrícola”, disse a professora doutora do curso de Agronomia da UFRR, Sandra Cátia Pereira Uchoa.

Trabalhos desenvolvidos

O curso de Agronomia tem se destacado por pesquisas voltadas à produção vegetal (incluindo soja, trigo, abacaxi, milho e feijão), à preparação de solos, como adubação e calagem, e ao estudo de soluções para que plantios possam driblar as dificuldades peculiares impostas aos cultivos.

Crescimento da Agricultura roraimense

Durante a edição desse domingo (5) do programa Agenda da Semana, da Folha FM, professores do curso de Agronomia destacaram alternativas para o uso de agrotóxicos, os avanços na questão fundiária do Estado e ainda a viabilidade econômica local para as áreas de Agricultura e Pecuária.

“Não há como não ver viabilidade em Roraima. Os solos são de baixa fertilidade, mas com facilidade grande de ser molejados. Eles respondem, porque diferente dos solos do Centro-Oeste, que retêm muitos nutrientes, os nossos solos liberam muito pra planta. Podemos fazer três ciclos por ano. É muito importante que entendamos que Roraima deveria estar há anos luz na frente”, avaliou Sandra Cátia.


Os professores doutores Paulo Rocha e Sandra Cátia Uchoa (Foto: Reprodução)

O coordenador do curso de Agronomia da UFRR, professor doutor Paulo Roberto Ribeiro Rocha, também prevê um positivo futuro para a produção agrícola no Estado. “A cada ano, a gente vê as áreas sendo ampliadas para o cultivo de grãos. O Sul do Estado, na parte do óleo de palma. A ampliação das culturas estão se desenvolvendo de forma bem ativa. Muitas empresas de fora estão vindo pra cá. O horizonte é de otimismo sim, tanto na Agricultura como na Pecuária”, afirmou.

Veja o programa Agenda da Semana – 05/02/2023

*Por Lucas Luckezie