Concursos e Emprego

Curso de doutorado abre inscrições para turma 2022

São ofertadas 115 vagas em diversas universidades, entre elas a Universidade Federal de Roraima.

O Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPGBIONORTE) publicou o edital de seleção da turma 2022 do curso de doutorado. São ofertadas 115 vagas em diversas universidades, entre elas a Universidade Federal de Roraima.

As inscrições devem ser feitas de 4 de outubro a 3 de novembro de 2021. O ingressos dos selecionados será no primeiro semestre do próximo ano.  Em Roraima, os professores ofertantes das vagas nesta seleção são Adriana Flach, Jéssica de Oliveira Monteschio e Pollyana Cardoso Chagas.

A Rede BIONORTE é constituída por instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Legal, tendo por finalidade a formação de doutores para atuação na área da biodiversidade e biotecnologia. A intenção é contribuir para o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos e para a conservação do bioma em meio a um desenvolvimento industrial, que garanta a preservação da biodiversidade amazônica.

O processo seletivo se dará pela avaliação de um projeto de pesquisa submetido pelo candidato com a defesa desse projeto para uma banca e avaliação de currículo.

O curso de doutorado será oferecido na área de concentração Biodiversidade e Conservação, com as linhas de pesquisa Conhecimento da Biodiversidade e Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade. Outra área de concentração é Biotecnologia, com as linhas Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos.

Podem candidatar-se ao curso os candidatos graduados e portadores de diploma de mestre em áreas relevantes para a biodiversidade e/ou biotecnologia ou em áreas técnico-científicas afins, desde que comprovem ter, como autor ou coautor, pelo menos um artigo científico/técnico em revista indexada com Qualis B3 ou de melhor qualificação, publicado ou aceito para publicação. Para fins desta inscrição, será aceito artigo independente do ano de publicação.

Em casos excepcionais, será aceito o candidato graduado que não possua o título de mestre, mas que tenha produção técnico-científica que justifique a dispensa do mestrado.

Para ler o edital completo, clique aqui e acesse o site da rede BIONORTE.