Concursos e Emprego

Começo de ano traz boas perspectivas para quem está procurando emprego

Grandes empresas preferem contratar novos funcionários no início do ano, e cenário para 2022 é otimista; confira dicas de como se preparar para candidaturas

desemprego no Brasil (e no mundo) é um problema que se agravou consideravelmente durante o período da pandemia do novo coronavírus. Com a impossibilidade de sair de casa para procurar novos empregos, e com a recessão da economia, muitas pessoas perderam oportunidades importantes, porém o cenário para 2022 é mais otimista do que para os anos anteriores. Sem dúvidas o avanço da vacinação geral, que hoje já conta com a dose de reforço da vacina, tem contribuído para uma melhora no número de óbitos e na própria gravidade dos casos. O começo do ano é sempre conhecido por trazer mais oportunidades, e com 2022 não é diferente!

Muitas empresas esperam o início do ano para procurar novos funcionários, principalmente porque é o momento de engatar novos projetos e refrescar os processos da empresa. Por isso, com a tendência de crescimento nas vagas no começo do ano, é muito importante estar preparado para começar a disparar o seu currículo e encarar entrevistas de emprego.

A principal dica para quem está tentando uma oportunidade no mercado de trabalho é ter suas metas estabelecidas. Por exemplo, em que área você deseja ingressar? Qual seria a área dos seus sonhos? Quais cargos são interessantes para você e para o seu perfil? Tudo isso pode ser avaliado mediante ao próprio desenvolvimento do seu currículo; afinal, um currículo bem estruturado e, mais do que isso, que demonstre o quanto você é qualificado para as vagas que se candidata mostra que você é um profissional capacitado e que pode ser uma peça importante dentro de uma empresa.

Além disso, para não ficar totalmente paralisado no mercado, é muito importante buscar cursos de atualização ou capacitação nas áreas que você tem interesse. Na área de tecnologia, por exemplo, há diversos cursos gratuitos na internet que podem ser facilmente acessados; nesse ponto, a tecnologia pode ser uma ferramenta importante para conseguir um emprego, pois também há diversos portais de empregos e redes sociais que oferecem anúncios de empresas contratando. Além do mais, ter uma boa bagagem de conhecimentos teóricos pode ser um diferencial para diversas vagas de emprego.