Concursos e Emprego

Carreira como designer gráfico: por onde começar?

O designer gráfico é o profissional responsável por essa criação e pode atuar em diversas áreas, sendo extremamente requisitado no cenário atual

O mundo das redes sociais é extremamente visual. Mais do que nunca, a arte ou a peça que tem um design bem feito e criativo chama a atenção e se destaca. O designer gráfico é o profissional responsável por essa criação e pode atuar em diversas áreas, sendo extremamente requisitado no cenário atual. Embora não seja obrigatório ter um diploma para o desenvolvimento da função, a carreira de designer gráfico possui diversos cursos superiores. Além disso, é preciso que a pessoa se dedique, estude a fundo alguns conceitos de design, conheça as principais ferramentas e softwares do mercado e esteja sempre atenta ao que está em alta. 

Para ser um profissional de sucesso nessa área, algumas dicas são preciosas:

Inspire-se: é sempre bom acompanhar e seguir profissionais importantes da área, empresas e pessoas que publicam ou que fazem postagens interessantes. Na maioria das vezes, ao seguir e acompanhar o trabalho dessas pessoas, pode-se ter várias ideias e inspirações.

Acompanhe o seu nicho: por exemplo, quando se está criando algo para uma loja de sapatos, procure as artes que as outras lojas de sapato fazem para que se tenha uma noção do que os “concorrentes” estão entregando ao mercado. A partir daí, analise o que é bom e dá pra se inspirar e o que faria diferente.

Arrisque-se: instale aplicativos e programas de edição e aprenda como manuseá-los sem medo. Talvez, no começo, seja interessante fazer artes de “teste” e após algumas tentativas, é possível ganhar mais confiança e experiência para tratar com o cliente com as melhores artes. A partir disso, monte o seu portfólio, algo extremamente importante para os profissionais dessa área. Um portfólio bem feito é a oportunidade de mostrar o seu trabalho e conseguir novos clientes e parcerias.

Invista em si mesmo: conforme a pessoa vai crescendo na área, é importante investir no seu trabalho. Existem diversas ferramentas e softwares que podem auxiliar no processo de criação. Por exemplo, existem algumas versões de aplicativos que são pagas, mas apresentam mais ferramentas para melhorar as artes ou vídeos. Caso tenha condições, invista neles, pois as possibilidades de edição ampliam. Além disso, outro equipamento que pode contribuir para o aprimoramento do seu trabalho e facilitar a sua criação é investir em uma mesa digitalizadora, principalmente se o seu foco for ilustração ou manipulação de alguma imagem. A mesa te ajuda no aprendizado e na execução de projetos além de otimizar o tempo.

Profissionalize-se: embora não seja necessária uma graduação de ensino superior para exercer a função de designer, quanto mais uma pessoa sobe sobre as teorias, melhor fica a prática. Assim, investir em cursos de design gráfico ou especializações em gestão e marketing, podem ampliar as chances de fechar excelentes negócios.