Concursos e Emprego

A formação em biomedicina permite seguir diversas áreas de atuação

Versátil, essa carreira abre as portas para trabalhos variados

Muitos jovens se perguntam qual carreira seguir na hora de decidir que faculdade escolher para seu futuro. A biomedicina é um campo que permite ao profissional atuar em diversas áreas. Para quem gosta de ciências biológicas e medicina, essa é uma ótima opção para fazer carreira.

No curso de biomedicina, se estuda química laboratorial, biologia molecular e celular, bioquímica, farmacologia, imunologia, gestão em saúde, entre outras disciplinas. A área está em crescimento constante, com suas diversas facetas. Quem ingressa em biomedicina pode optar por se especializar em uma área específica que tenha mais interesse.

Os futuros biomédicos podem atuar em variados locais dedicados à pesquisa e à saúde, como, por exemplo, em clínicas, hospitais, institutos de pesquisa, órgãos públicos de saúde e laboratórios de análises clínicas. Trabalho não falta para os profissionais da área.

Quem faz faculdade de biomedicina pode focar em análises clínicas. O trabalho envolve a análise de resultados de diversos tipos de exame para identificar quaisquer alterações. Assim, o profissional trabalha com o processamento do sangue e suas análises, bem como na emissão de laudos de tais procedimentos.

Já na área de citologia, o profissional trabalha com a análise das células para determinar se há qualquer anomalia que cause algum problema de saúde. Para quem gosta de trabalhar com microscopia ótica para avaliar material biológico, essa é uma área em que vale a pena ingressar.

O campo da genética também pode dar chance ao profissional que gosta de trabalhar com exames de citogenética humana molecular. Assim, o profissional pode usar seu conhecimento para as análises genéticas. Há ainda a possibilidade de atuar na genética forense, ajudando a solucionar crimes, através do material coletado.

Além do estudo de doenças humanas, é possível ingressar na área ambiental com análises de material para, por exemplo, atuar no saneamento do meio ambiente e desenvolver tratamento de água. Nesse caso, o profissional trabalha com a elaboração de laudos e perícias na área.

Na área de microbiologia de alimentos, o profissional atua no setor da alimentação, fazendo análises microbiológicas em locais como cozinhas industriais, restaurantes e ainda na indústria alimentícia. Quem se forma em biomedicina tem numerosas possibilidades para trabalhar com alimentos.

Além da atuação prática, é possível também seguir carreira para a docência e a pesquisa. Os profissionais também podem trabalhar em áreas administrativas que exigem tal conhecimento. São múltiplas as possibilidades, e o profissional pode escolher qual caminho seguir depois de formado.