Como manter seu pet saudável: doenças comuns e soluções simples

Mesmo que pareça algo preocupante, muitas das doenças caninas que são contagiosas para os humanos podem ser facilmente tratadas

pet doente
(Créditos: iStock/Liudmila Chernetska)

Assim como os seres humanos, os animais também precisam ter sua saúde monitorada com cuidado. Isso porque eles também estão expostos a doenças que podem, em casos extremos, levar a óbito. Sem contar que determinados tipos de infecções são transmitidos para os donos, o que gera uma camada extra de preocupação.

Mesmo que pareça algo desesperador, existem algumas doenças que são fáceis de tratar e que não precisam de muito trabalho. Abaixo estão algumas que, apesar de serem perigosas para os animais e seus donos, são facilmente tratáveis.

Sarna

Essa é uma doença de pele que provoca muita coceira na região infectada. Ela é causada por uma espécie de ácaro que provoca irritação. Existem dois tipos dessa doença: a sarna sarcóptica e a demodécica. A primeira é contagiosa e pode até mesmo contaminar humanos. Seus sintomas são coceiras intensas pelo corpo, vermelhidão, queda de pelo, odor forte e descamação da região, com feridas e crostas.

Já a demodécica, também conhecida como “sarna negra”, não é contagiosa. Ela é derivada de um ácaro presente no pelo dos animais e se manifesta somente quando sua imunidade está muito baixa. O tratamento pode ser feito através de uma higienização adequada, alimentação saudável, além de suplementação de vitaminas e minerais para fortalecer o sistema imunológico do pet.

Raiva

Ocasionada por um vírus que atinge tanto animais quanto seres humanos, a raiva pode ser transmitida por cães, gatos, ratos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres, através de mordidas e lambidas da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. O tratamento consiste na vacinação contra a doença, que é feita de maneira gratuita todos os anos para cachorros e gatos.

Gripe canina

Da mesma forma que os humanos, os animais também estão suscetíveis ao vírus da Influenza A. Se não tratada, a gripe pode acabar evoluindo para uma pneumonia. Os sintomas também são semelhantes aos humanos: febre, tosse contínua, corrimento nasal, falta de apetite e letargia. O tratamento também é parecido, com o uso de antibiótico para cachorro prescrito pelos veterinários, além de cuidados para mantê-lo com a imunidade aceitável.

Otite

Também conhecida como infecção no ouvido, ela é ocasionada pela proliferação de bactérias e fungos no local. Ela é bastante comum em raças de cachorros com orelhas caídas. A melhor maneira de evitar ou tratar isso é levando o cachorro para um local especializado nesse tipo de limpeza, para evitar esse tipo de contaminação.