FIM DE ANO

Ideias de presentes para ‘amigo-oculto’ no trabalho

Confira dicas de como escolher um bom presente de fim de ano

Foto Nilzete Franco FolhaBV
Foto Nilzete Franco FolhaBV
Publicidade
Publicidade

Com a chegada do fim de ano vem também a realização de confraternizações entre colegas de trabalho para celebrar o ano que passou. Esse clima também resulta em várias trocas de presentes, também chamadas de ‘amigo-oculto’ ou ‘amigo-secreto’. Se você tem dúvidas na hora de presentear, fique atento à algumas dicas que vão te fazer acertar na lembrancinha!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



1 – Conheça seu ‘amigo-oculto’
Primeiro lugar: saiba quem você tirou no sorteio. Principalmente se for um nome usado para homens e mulheres ou se tiver mais de uma pessoa chamada assim no serviço. No trabalho, pode ser que você acabe sorteando alguém que não conhece muito bem ou que é muito quieto no serviço. Preste atenção na rotina da pessoa, sem dar muita bandeira.

  1. Preste atenção no setor que o ‘amigo-oculto’ trabalha
    Fique atento ao setor de trabalho que a pessoa presta serviço. Por exemplo, quem trabalha na área de tecnologia de informação ou informática, pode gostar de ganhar presentes como um carregador portátil de telefone, uma mochila para carregar tablets ou computador ou até um pen-drive divertido.

3 – Saiba mais sobre os gostos do colega
A primeira dica é ficar atento no que a pessoa gosta. Às vezes, alguém quieto pode demonstrar seus interesses de outra forma. Por exemplo, utilizando uma camiseta de time de futebol no trabalho ou uma caneca estampada de filme ou de uma série popular. Sabendo do interesse da pessoa é mais fácil para comprar um copo estilizado com o personagem favorito ou um par de havaianas do time do coração.

4 – Invista em itens de escritório
A gente sabe que passa tanto tempo no serviço que os colegas acabam virando uma segunda família, então, fique atento aos itens que as pessoas precisam no seu dia a dia. Mas não é para embalar apenas uma tesoura ou somente uma fita! A dica é fazer uma pequena cesta com vários mimos. Uma jovem que tem a mesa decorada com vários itens de papelaria, como canetas, agendas, fichários inteligentes, porta-retratos, vai adorar receber um presente desses.

Se você tem dúvidas na hora de presentear, fique atento à algumas dicas que vão te fazer acertar na lembrancinha! (Foto Nilzete Franco FolhaBV)
  1. Peça dicas!
    Não faz mal pedir orientações do que a pessoa pode gostar de ganhar. Mas fique atento: não seja direto demais, pois assim o sorteado ou sorteada pode acabar percebendo e perder toda a graça. Se for no grupo do trabalho, por exemplo, dê uma dica do que você gostaria de receber e peça que os demais façam o mesmo. Assim você até ajuda quem lhe tirou no sorteio!
  2. Fuja de presentes íntimos demais
    Lembre-se de manter a cordialidade entre os colegas de trabalho e evite presentes que sejam íntimos demais, como perfumes ou lingeries. Deixe que a própria pessoa faça essas compras ou seus companheiros e familiares.
  3. Mantenha o respeito
    Se for ‘amigo-oculto’, então, é em nome da amizade. Ou seja, nada de presentes engraçadinhos do tipo ‘amigo da onça’, onde a pessoa pode acabar ficando chateada. Também não esqueça de enviar seu presente, mesmo com algum imprevisto. Outra coisa é fazer a compra do presente no limite do preço estipulado e não muito abaixo. Ninguém gosta de comprar algo bacana e receber nada em troca.
Publicidade