FESTIVIDADE

FIM DE ANO: Qual é o dia certo para montar sua árvore de Natal?

A data mais popular no Brasil segue de acordo com a tradição cristã

Foto Divulgacao
Foto Divulgacao
Publicidade
Publicidade

O mês de dezembro está prestes a começar e com ele surge sempre uma dúvida: qual o dia correto para montar a sua árvore de Natal? Muita gente animada já botou os enfeites natalinos para jogo, mas muitos ainda tem dúvida do período certo de enfeitar a sala de casa. Cada um segue as suas próprias tradições, mas uma das datas mais populares é quatro semanas antes do Natal. Em 2023, a data especial é dia 03 de dezembro.

No Brasil
A data mais popular no Brasil segue de acordo com a tradição cristã. Da mesma forma, a data para retirada das decorações natalinas é no Dia de Reis, celebrado em 06 de janeiro, que marca a data onde os Três Reis Magos entregaram presentes ao menino Jesus.
Mas vale lembrar que a data certa vai de acordo com a sua crença ou seu próprio costume familiar, pois a montagem da árvore de natal é vista como um símbolo do nascimento de Jesus.
Em alguns casos, o dia de montar a árvore é de acordo com o país onde você mora! Nos Estados Unidos, por exemplo, a montagem da árvore acontece no Dia de Ação de Graças, que é celebrado na última quinta-feira do mês de novembro no país.

Em 2023, a data especial é dia 03 de dezembro (Foto Divulgaçao)


Na Europa, nos países como Portugal e Itália, a data para o início da decoração de Natal é o Dia da Imaculada Conceição em Homenagem à Virgem Maria, celebrado no dia 08 de dezembro. No Reino Unido e na Austrália, a árvore é montada somente no fim do mês, já bem próximo das festas: entre 22, 23 ou 24 de dezembro. Isso acontece por conta de uma tradição nos países onde montar a árvore muito antes do Natal é visto como sinal de azar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Conheça a história da tradição

Segundo a National Geographic Brasil, dois países dizem ser o local de origem da primeira árvore de Natal: Letônia e Estônia. A Letônia diz que a tradição remonta de 1510 e a Estônia contesta a informação, alegando que a sua tradição é de 1441, ambos em festivais onde árvores foram decoradas. No entanto, segundo a professora de estudos religiosos da Universidade de Sidney, Carole Cusack, é provável que a árvore de Natal tenha surgido na região da Alsácia durante o século 16 (atualmente parte da França, na época a região era considerada território alemão).
Carole afirma que registros apontam para árvore de Natal na catedral de Estrasburgo em 1539 e que, em seguida, a tradição se popularizou em toda a região passando pelo Reino Unido, Estados Unidos e demais continentes até chegar ao costume atual.

Publicidade