AFONSO RODRIGUES

Vamos cumprir a missão

“Não fomos postos nesse mundo apenas para existir; fomos postos aqui para viver, e viver significa envolvermo-nos com os outros”. (Samuel Dodson)

Nunca haverá progresso enquanto não nos aliarmos. E isso é muito simples quando entendemos que não somos únicos. Que somos todos iguais, respeitando-se as diferenças. Nada mais estúpido e inaceitável do que as guerras, até as íntimas. Porque elas estão em todas as categorias. Por que se aborrecer com a falta de educação do seu vizinho? E o vizinho a que nos referimos não é o cidadão que mora aí na casa, ao lado da sua. Estamos falando das outras pessoas que você quer, e acha como elas devem ser. Cada um é cada um. E as lições podem estar nos acontecimentos mais simples, e que não são considerados, na simplicidade. Procure observar isso nos comportamentos pessoais. Mas apenas observe, e aprenda com sua observação.

Ontem vivi um dos maiores e mais educativos momentos exemplares. Coisa bem simples e que machuca muita gente que não sabe levar o caso numa boa. Faço minhas compras diárias em um supermercado bem próximo. Sempre que entro no estabelecimento sou cumprimentado com afeto e respeito. Do mesmo jeito que os trato, com respeito e alegria. Ontem, no entanto, a garota do caixa era desconhecida e estava com cara de quem viu lobo-mau. Tentei acordá-la, mas ela foi cada vez mais ficando bicuda. Fiquei na minha, paguei a conta, peguei a sacola, e caí fora. Saí pela rua refletindo sobre o mal que o mau humor pode fazer. Logo, corte seu mau humor e procure ser feliz no que você é. Se não está gostando do emprego de caixa de supermercado, procure outro emprego que lhe dê prazer, e fim de papo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Temos um número imenso, de grandes pensadores que nos alertam para a caminhada na vida sem tormentos. Se aquela garota do supermercado, se conhecesse, saberia sorrir de seus aborrecimentos. O Thomas Jones disse: “Se você é capaz de sorrir quando tudo deu errado, é porque já descobriu em quem pôr a culpa”. Se você estiver se aborrecendo, procure ver quem é o culpado pelo aborrecimento. Aí você vai descobrir que é você mesmo, ou mesma. Alguém também já disse que “Nada nem ninguém, além de você mesmo, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz, se você não estiver a fim”. E fim de papo. Quando você se aborrece com os aborrecimentos de alguém, você está se igualando a ele. Viva sua vida como ela deve ser vivida, e só. Nada mais simples, e nós complicamos, prejudicando-nos em nós mesmos.

Abraham Lincoln também disse: “Não podemos formar o caráter e a coragem, desencorajando a iniciativa e a independência”. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460