COLUNA PARABÓLICA

Uso de IA para difamar opositores poderá levar à cassação

Bom dia

CASA DE GOVERNO

O assessor da presidência da República, Nilton Tubino, foi o nome indicado para assumir a Casa de Governo, responsável por coordenar e monitorar a execução do plano de desinstrusão de garimpeiros e enfrentamento da crise humanitária no Território Yanomami. Depois de mais de um ano tentando remediar a situação, o Governo Federal resolveu pela medida para conseguir efetivamente implementar políticas públicas na região.

INDIANA JONES

Nilton Tubino ficou famoso depois que coordenou, de forma pacífica, a desocupação da Terra Indígena Alto do Rio Guamá, no estado do Pará, no ano passado. O “feito” lhe rendeu a admiração dos colegas e da equipe de quase 200 pessoas que coordenava, e que lhe deram o apelido de “Indiana Jones do Lula”, em alusão ao personagem dos filmes americanos mundialmente conhecido pela astúcia e estratégia.

CARICOM

Única parlamentar de Roraima na comitiva brasileira que esteve, ontem, em Georgetown, para o encerramento da Conferência de Chefes de Governo do Caribe, a deputada federal Helena Lima (MDB) defendeu a conclusão da pavimentação da estrada Lethem-Linden, que abre caminho para a exportação do Norte do país, através do Porto de Georgetown. O projeto está na agenda bilateral dos dois países desde 2017.

PLANOS DE TRABALHO

Do ministro do Desenvolvimento Regional, Valdez Goes, a deputada recebeu a confirmação de que na próxima semana equipes do ministério estarão em Roraima para auxiliar os municípios que decretaram situação de emergência, na elaboração dos planos de trabalho para receberem o auxílio federal, que tem com objetivo mitigar os efeitos das queimadas em Roraima.

MANIFESTAÇÃO

Na chegada ao evento no Guyana Marriot Hotel, o presidente Lula estava cumprimentando as pessoas que se encontravam no saguão do local, quando foi surpreendido com uma manifestante brasileira, que gritou: “Não me representa, pilantra”. O ato provocou irritação na primeira-dama, Janja da Silva, que desafiou a mulher: “Diz na minha cara!”, causando ainda mais sobressalto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



GÊNEROS ALIMENTÍCIOS

A Prefeitura de Normandia, no Norte de Roraima, publicou o resultado de uma licitação, com valor de R$ 862.640,00, para a “futura e eventual” contratação de uma empresa para fornecer gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis para atender a Secretaria Municipal de Saúde. A empresa contratada está sediada em Boa Vista, e tem como principal atividade econômica o comércio varejista de artigos de papelaria.

PROMOÇÃO

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades e supostos atos de improbidade administrativa, na convocação de uma terceira turma para o curso de formação de terceiros sargentos da Polícia Militar. Conforme o procedimento preparatório iniciado pelo Ministério Público do Estado, houve violação no edital e ausência de informações de dotação orçamentária.

DEEPFAKE

Um dos pontos mais comentados na resolução sobre as Eleições 2024 aprovada essa semana pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi o trecho que trata sobre inteligência artificial. Foram estipuladas exigências, restrições e vedações, com o condão de remediar estragos já ocorridos nos últimos dois pleitos. Uma das inovações é a vedação absoluta do uso de deep fake. Mais que acertado!