LETRAS SABOROSAS

Receita da semana : Contrafilé a pizzaiolo

Receita da semana : Contrafilé a pizzaiolo

Fonte: Franquia Divino Fogão

INGREDIENTES:

750 gramas de contrafilé
200 gramas de presunto picado
200 gramas de mussarela
100 gramas de provolone
200 gramas de requeijão cremoso
50 gramas de parmesão
Sal a gosto
300 ml de molho de tomate

MODO DE PREPARO:
Inicialmente, sele os bifes de contrafilé em uma frigideira e reserve. Em uma travessa, forre o fundo com o molho de tomate, depois, adicione os bifes, o presunto, o requeijão, o provolone, a mussarela e por último coloque o parmesão. Leve ao forno para gratinar por sete minutos. Sirva como preferir.

Rendimento: 6 porções

30 anos de boas lembranças e sabores do Centro-Oeste celebrados em Brasília

Foto: Pessa Filmes

Na segunda, 17 de junho foi comemorado no restaurante Dom Francisco no Clube da Associação dos servidores do Banco Central – ASBAC, 30 anos da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) na região do Centro Oeste.

A ARBL é reconhecida por unir a gastronomia e a arte, e desde março deste ano comemora os trinta anos de existência da entidade.

Em março aconteceu o lançamento do espumante Ricordi 30 Cuvée Nature, uma criação única em parceria com a vinícola Miolo, uma mais respeitadas do Brasil. O nome “Ricordi”, que significa “lembranças”, em italiano, representa a proposta da Associação de criar momentos memoráveis ao redor da mesa.

Cada região está comemorando com um jantar, os 30 anos da ARBL e o Centro-Oeste não poderia ficar de fora dessa celebração. O presidente regional chef Juan Pratginestós, do restaurante Montserrat Gastronomia em Pirenópolis – GO, foi o anfitrião junto com o chef Francisco Ansiliero do restaurante Dom Francisco, de uma noite maravilhosa onde se reuniram sete chefs de cozinha em um jantar harmonizado com vinhos do Brasil, Uruguai, Argentina, França, Espanha e Portugal.

A noite iniciou com uma entrada de boas-vindas feita pelo chef Juan Pratginestós feita com lombo suíno maturado com especiarias sobre pão com tomate e rúcula.

A entrada fria foi elaborada pelo chef Alexandre Fairstein do restaurante Koji de Brasília, um charutinho de alga nori recheado com tartar de atum, maionese de gergelim e ovas, delicioso.

A entrada quente foi um espetáculo à parte pois foi uma junção do Cerrado com Roraima, feito pelo chef Francisco Ansiliero do restaurante Dom Francisco, que surpreendeu a todos com seu croquete de mangarito, também chamado de “batatinha do mato”, que é uma raiz tuberosa, sobre um ragu de cogumelos Yanomami e tucupi negro de Roraima.

Cogumelos Yanomami, tucupi negro e croquete de mangarito 

Venho apresentando os nossos ingredientes ao mestre Francisco há alguns anos e ele executou um prato muito saboroso e elogiado por todos.

Como primeiro prato, tivemos o chef Elias Pacheco do restaurante Villa Tevere de Brasília que trouxe os sabores agridoce em um ravioli recheado com queijo brie e suiço, amêndoas, molho branco com amoras e licor Frangelico.

O segundo prato teve a participação da chef Ariani Malouf do restaurante Mahalo de Cuiabá-MT e do chef Marcelo Petrarca do restaurante Bloco C de Brasília, com uma costela bovina laqueada com mini arroz da Ruzene feita no molho do assado, um tartar de banana com favo de mel e uma farofinha.

Como sobremesa, o chef Rogério Evangelista do restaurante Universal de Brasília, serviu uma mousse de chocolate, chantilly de baunilha do cerrado e praliné de baru.

Ao final do evento, todos os convidados receberam um prato em comemoração aos 30 anos com indicação da região e dos estados associados que estiveram presentes.

Uma noite realmente memorável com muitos colecionadores dos pratos da Boa Lembrança, jornalistas, chefs de cozinha e amantes dos sabores regionais.

Para saber mais da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, acessem o site www. Boalembranca.com.br e saibam quais restaurantes participam e quem sabe, iniciem uma coleção saborosas dos pratos de cerâmica pintados à mão que fazem parte da Boa Lembrança.