Bom dia,

Patrimônio público 1

Pelo visto, a revogação da lei sobre tombamento de 508 prédios públicos pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) ainda promete render. Membro do Conselho Estadual de Cultura, Petita Brasil, concedeu entrevista à rádio Folha FM 100.3 e afirmou que a ausência de discussão pública sobre o texto tem causado incômodo entre representantes de instituições que zelam pela manutenção do patrimônio público de Roraima.

Patrimônio público 2

Na semana passada, o deputado Lucas Souza (Podemos) foi convidado pelo programa Agenda da Semana para tratar da revogação da Lei nº 734/2009, que regulamenta o tombamento de prédios e bens culturais, proposta por ele por uma suposta insegurança jurídica, mas não apareceu e nem deu qualquer satisfação pública sobre a ausência. Petita Brasil apelou para que os parlamentares tratem da questão de forma mais ampla.

Articulação 1

Em entrevista ao programa Agenda da Semana de ontem, o prefeito Arthur Henrique (MDB) destacou o avanço nas conversas com a bancada federal para a destinação de recursos para o Município. De acordo com ele, neste último ano, oito dos 11 parlamentares destinaram verbas para a capital, mesmo que nem todos tenham sido seus aliados durante o período eleitoral. Apenas três lhe apoiaram diretamente.

Articulação 2

O prefeito reforçou que, independente de alinhamentos políticos, a prioridade deve ser o trabalho em prol da população de Boa Vista, que representa 70% dos habitantes do Estado. Durante a entrevista, ele mencionou os deputados Helena Lima (MDB) e Gabriel Mota (Republicanos), e o senador Chico Rodrigues (PSB), como quem mais trouxe investimentos para Boa Vista, para projetos de infraestrutura urbana.

Mobilidade

Um dos grandes focos do próximo mandato, inclusive, segundo ele, será a mobilidade urbana, como forma de melhorar as condições de tráfego e infraestrutura da cidade. O plano de mobilidade está em fase de elaboração, e ainda este ano, conforme o prefeito, devem ser divulgadas as audiências públicas para mostrar para a população como deve funcionar. Também é prevista a implantação de um novo modelo de transporte público.

Composição

O prefeito comentou sobre a importância de ter uma boa base na Câmara Municipal, até para agilizar a aprovação de projetos estratégicos e disse ter mantido conversas no sentido de alinhar algumas situações, mas não pretende interferir na eleição para a Mesa Diretora. Ele mencionou algumas informações de que um senador e um deputado estariam chamando vereadores eleitos para conversar sobre, e reprovou a iniciativa.

Obras

O prefeito Arthur Henrique criticou o quantitativo de investimentos públicos em obras, com pouco impacto sobre o bem-estar da população, mencionando especificamente o Parque Anauá e que, ao menos visualmente, não refletem em melhorias para as condições do aparelho público para a população, aparentando abandono apesar da divulgação de aplicação de mais de uma centena de reais ali. Ele também mencionou a Feira do Passarão, entregue recentemente, e alvo de várias críticas.

Educação 1

Entre os desafios apontados devido ao crescimento populacional acelerado, impulsionado pela imigração, segundo Arthur Henrique, está a oferta de vagas na rede municipal de educação. “Boa Vista cresce 14% em população de um ano para o outro, mas a receita do Município não acompanha esse ritmo. A demanda por creches, escolas e outros serviços cresce mais rápido que o orçamento”, apontou.

Educação 2

O prefeito disse ainda que faltam recursos externos para a construção de novas escolas, e voltou a mencionar que nos últimos anos nenhum parlamentar federal destinou qualquer centavo para a construção de escolas em Boa Vista. Ele adiantou que a prefeitura vai entregar quatro novas escolas e um Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, além de ampliações de unidades escolares durante os próximos anos.

Saúde

Outra entrega importante anunciada durante a entrevista foi a obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que deve funcionar no bairro Cambará. Segundo Arthur Henrique, a licitação, com recursos alocados pela deputada Helena Lima, deve ser iniciada nos próximos dias. Conforme ele, o compromisso da parlamentar foi de mandar recursos para a obra e custeio, que seria o mais dispendioso para a manutenção da unidade.

Imigração

Arthur Henrique informou ter encomendado um censo sobre a imigração para servir como termômetro para a tomada de decisões relacionadas ao que é considerado um dos maiores gargalos de Boa Vista dos últimos anos. Ele disse vir mantendo conversas com o Ministério do Desenvolvimento Social para a implantação de políticas públicas, mas com pouca sinalização de liberação de recursos para atendimento dessa demanda.

Anúncio

Em primeira mão, o prefeito Arthur Henrique anunciou ter chegado a um acordo com a Diocese de Roraima acerca do imbróglio fundiário na área do bairro Araceli. Tão logo esse acordo esteja formalizado juridicamente, e ele espera que ocorra rapidamente, a prefeitura vai começar a expedir os documentos para legalizar a situação dos proprietários de terrenos/construções daquele bairro. Arthur também revelou que no caso de uma eleição suplementar para o Governo do Estado, deve apoiar a ex-prefeita Teresa Surita (MDB).

Mentiu

Nem a oposição foi tão longe na crítica ao presidente brasileiro Lula da Silva (PT). Tarek William Saab, o procurador-geral da Venezuela -parece ter sido designado pelo ditador Nicolás Maduro para desancar o colega brasileiro -, afirmou categoricamente que Lula mentiu sobre o acidente doméstico que lhe causou ferimento na parte posterior da cabeça. Segundo Saab, a mentira foi para justificar o cancelamento da viagem de Lula para participar da cúpula do Brics realizada na Rússia, na semana passada.