Coluna Parabólica

PL terá candidatos em todos os municípios de RR, segundo Deílson Bolsonaro

EMBARGOS

No Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima desta segunda-feira, 30, consta despacho da desembargadora Tânia Vasconcelos, acerca dos embargos de declaração interpostos pelo governador Antonio Denarium (PP). Esse recurso, a menos em casos excepcionais, não tem poder de modicar a decisão, mas precisa ser validado pelo colegiado de magistrados antes de seguir para o Tribunal Superior Eleitoral.

PAUTA

Os embargos devem avaliar a ocorrência de possível omissão, obscuridade ou contradição no decorrer do julgamento ocorrido dia 14 de agosto. No despacho, a corregedora regional eleitoral aponta uma questão discutida pela defesa do governador sobre o indeferimento de uma prova pericial, e adianta que a questão será objeto de análise do pleno do Tribunal. Para isso, é preciso que o processo seja pautado.

DIREITA

O novo presidente do Partido Liberal, Deilson Bolsonaro, concedeu entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 29, para anunciar os rumos da sigla para as Eleições 2024. Ele disse ter sido convidado a assumir esse cargo pelo próprio Jair Bolsonaro, que atua como um presidente de honra do partido. O PL era presidido, até então, pelo deputado Armando Neto, que agora está à frente do diretório de Bonfim.

ALINHAMENTOS

Deilson Bolsonaro, que reafirmou que o partido é de extrema direita, adiantou que tem trabalhado para alinhavar parcerias para lançar candidatos com potencial de votos. Ele próprio é pré-candidato a vereador por Boa Vista. Conforme ele, a determinação do presidente nacional, Valdemar Costa Neto, é que o PL tenha candidato próprio em todos os municípios roraimenses, seja como cabeça de chapa ou como vice.

POLÊMICAS

Entre as polêmicas comentadas por Deilson Bolsonaro durante entrevista à Rádio Folha 100.3, está a questão do retorno da importação da energia elétrica da Venezuela pelo Governo Federal, anunciada recentemente. Conforme ele, o anúncio não será concretizado por falta de condições técnicas da Hidrelétrica de Guri. “Estou falando com propriedade. Não há condições de chegar energia da Venezuela em Roraima”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



ALC 1

O coordenador regional da Área de Livre Comércio de Boa Vista, Jandirossir Bispo, participou do Agenda da Semana comentando os 15 anos da ALC de Boa Vista, e as vantagens para o consumidor local, que embora não sejam tão propagadas, são perceptíveis, principalmente em comparação com outros estados da região Norte. Uma lástima que ainda padecemos com a questão de logística de transporte.

ALC 2

O programa contou com a participação do ex-prefeito Iradilson Sampaio, que em 2008 implementou a legislação da ALC Boa Vista, e que ressaltou a ampliação da oferta de bens e serviços e das relações comerciais, que permitiram ao longo desses anos, mais competitividade das empresas locais, garantindo o desenvolvimento regional. A Área de Livre Comércio está vigente até o ano de 2050.

CLIMA

O meteorologista Ramón Alves, participou do programa Agenda da Semana desse domingo, e tirou várias dúvidas de ouvintes da rádio Folha 100.3, sobre os efeitos da estiagem em Roraima. Segundo ele, é preciso redobrar a atenção até o mês de janeiro quando os efeitos do fenômeno El Niño atingem seu pico máximo. Contudo, o profissional já adiantou que os danos devem ser menos severos que em 2015.

RORAINÓPOLIS

O promotor André Bagatin, do Ministério Público do Estado, determinou a instauração de inquérito civil para apurar a conduta do ex-prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, na destinação de 168,17 metros cúbicos de madeira apreendida em operação do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal, e doada para aquela prefeitura em 2019. Mais uma demanda judicial para o ex-gestor administrar.

LUTO
A coluna não poderia terminar sem registrar o falecimento do ex secretário de obra do município de Boa Vista Nelio Borges, vitima de um infarto fulminante, ocorrido na manhã de ontem em Perdizes, Minas Gerias. Como secretario de obras Nelio conduziu várias obras na PMBV, tanto na administração de Teresa Surita, quanto na de Iradilson Sampaio. Foi seguramente quem esteve a frente da construção do maior número de habitações populares em Boa Vista. Como marido foi companheiro de D.Normelia por mais de 40 anos, como pai dos seus três filhos foi sempre carinhoso e companheiro. Para seus amigos sua lealdade era sem dúvida sua marca registrada.