PARABÓLICA

Parabólica 19/07/2023

Bom dia,

O presidente Lula da Silva (PT) parece estar caindo na real. Recém-chegado de mais uma viagem internacional – desta vez foi à Bélgica para participar de reunião de cúpula da Celac-, o presidente brasileiro utilizou de sua live semanal para dizer que os países ricos fazem “propostas da boca para fora”. Ele se referia ao fato da falta concreta daqueles países de financiarem os países menos desenvolvidos como o Brasil.

Aos poucos, Lula parace estar se convencendo que sua boa recepção em parte dos países ricos que visitou desde que voltou ao Palácio da Alvorada tem um explicação: a Amazônia, e o desejo do ambientalismo internacional orquestrado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através sua rede de milionárias organizações não governamentais de mantê-la como santuário.

ENIGMA?

A nota intitulada “Enigma”, publicada na edição de ontem da Parabólica, rendeu algumas mensagens comentando o desenrolar do caso da postagem de um empresário em suas redes sociais e que deixariam o saudoso dramaturgo Dias Gomes, autor da telenovela Saramandaia, da década de 70, de cabelo em pé. Conforme as fontes, a troca de acusações ainda diz respeito à eleição do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

MATEMÁTICA

Segundo essas fontes palacianas, personagens envolvidos em alguns dos episódios não tão publicáveis, relacionados à conturbada eleição para conselheiro do TCE, teriam aproveitado um encontro para fazer a “matemática da votação” e concluído que alguém teria se comprometido, por assim dizer, a votar em mais de um candidato. Daí em diante, nem precisa ter muita imaginação para saber o que sucedeu.

CANTÁ

As eleições municipais no município do Cantá prometem ser das mais animadas. Além do atual prefeito André Castro (PP), que deve concorrer à reeleição, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Roberta Peixoto (PSDB), de família tradicionalmente política da região, também é muito cotada para a disputa nos bastidores, e tem ainda o filho de uma parlamentar que tem forte base política na região. Ainda tem João Barbudo, irmão do ex-deputado estadual Jânio Xingu. É esperar pra ver!

SUL DO ESTADO 1

E por falar em eleições municipais, uma postagem do deputado federal Duda Ramos (MDB) em suas redes sociais deu o que falar ontem. O parlamentar afirmou textualmente apoiar uma candidatura feminina para a prefeitura do município de Rorainópolis, e nos comentários ficou subentendido pelas manifestações de correligionários, que a pré-candidata seria a sua mulher, a ex-deputada federal Shéridan de Oliveira (PSDB). Por enquanto a ex-parlamentar nega interesse de entrar na disputa.

SUL DO ESTADO 2

Aproveitando o fio da meada, Duda Ramos, ao responder ao comentário de um internauta, ainda deu como certa a pré-candidatura da atual primeira-dama de São Luiz do Anauá, Paula Batista, no próximo pleito. Na semana passada, essa “solução política” proposta pelo grupo chegou a ser alvo de críticas populares em grupos de mensagens daquela região. Mas em se tratando de Roraima, alguém ainda se surpreende?

HABITAÇÃO

A Prefeitura de Boa Vista publicou portaria instituindo um grupo de trabalho formado por 10 secretários municipais, com objetivo de agilizar os procedimentos e acompanhar a implantação do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Não há na publicação dados com números de possíveis contemplados, mas na prática significa que Roraima será beneficiado em breve com unidades habitacionais. Por enquanto o governo Lula da Silva (PT) estima em 100 unidades a serem construídas em Roraima. É muito pouco.

GESTORES

A Prefeitura Municipal de Amajari propôs processo de escolha de gestores da rede municipal por meio de votação, conforme edital publicado recentemente em Diário Oficial. A modalidade tem como referência a gestão democrática participativa prevista na legislação federal o que contribui para a melhoria da oferta de ensino público e garante isonomia na indicação desses cargos. Tomara que os vícios eleitorais em Roraima, que incluem a compra de votos, não contaminem o processo. Isso já aconteceu em tempos passados, quando foi tentado esse processo.