Parabólica

Para economista é perceptível a queda de alguns setores depois do fechamento de garimpos

Bom dia,

COBRANÇA 1

Ouvinte assíduo do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 100.3, entrou em contato para cobrar a recuperação do trecho da BR-174 que fica em frente ao Parque de Exposições Dandãenzinho, zona rural de Boa Vista. Segundo ele, tem buraco que cabe o “carro do governador e do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT)”. Fica o registro e o pedido de providências!

COBRANÇA 2

Conforme outro ouvinte da Rádio Folha 100.3, o período chuvoso, que vinha sendo utilizado como justificativa pelos órgãos responsáveis pela infraestrutura de estradas para a paralização de obras de revitalização das vias, já passou e há pelo menos dois meses Roraima passa por uma estiagem. “O verão bombando, e até agora nada de DNIT e Seinf”, reclamou. Fica aberto o espaço para os órgãos se explicarem.

ECONOMIA 1

O economista Fábio Martinez, que também é secretário adjunto do Planejamento do Estado, participou do Agenda da Semana, comentando a situação da economia local pós-fechamento do garimpo, e admitiu que, mesmo com a ausência de dados oficiais sobre a respectiva movimentação econômica, é perceptível a queda da movimentação em alguns setores específicos, principalmente nos primeiros quatro meses do ano. E o impacto é mais visível no comércio.

ECONOMIA 2

Segundo Martinez, setores do comércio têm sentido diretamente os efeitos do fim da atividade garimpeira em Roraima. Contudo, ele também atribui os números à mudança no governo federal, por conta da insegurança do meio empresarial em fazer novos investimentos até uma visão real da nova gestão, que refletem nos índices de confiança do empresariado elaborados pela Federação do Comércio. Ele lembrou que esse índice vem caindo de forma persistente desde o começo do ano. Embora tenha havido uma pequena recuperação entre junho e julho.

ECONOMIA 3

Fábio Martinez afirmou que a arrecadação do ICMS caiu até o mês de maio, por conta da redução da venda de combustível, sobretudo o diesel, mas que desde então voltou a subir com o aumento da alíquota. Ainda assim, ele lembrou que esse imposto não é o principal recurso de arrecadação para o Estado e sim o FPE – quase 70%25 da receita total-, e que tem apresentado queda nos últimos dois meses.

DESENROLA 1

Outro ponto de vista interessante do economista Fábio Martinez é sobre o programa Desenrola, do governo federal, que tem o objetivo de ajudar a população a reduzir o nível de endividamento, é que, na prática, está incentivando as pessoas a se tornarem mais endividadas e dependentes do poder público, afinal, o programa não veio acompanhado de campanha sobre educação financeira. Segundo ele, Roraima possui hoje em torno de 90%25 das famílias endividadas e 48%25 com atraso em pagamentos.

DESENROLA 2

O Desenrola foi instituído a partir da Medida Provisória 1176/23 e só terá vigência até outubro. Conforme informações veiculadas pela Agência Câmara, a MP não será votada devido a divergências com o Senado. Mas para quem anda endividado vale a pena ficar de olho na votação das regras para taxas de cartões de crédito, cujo projeto tem análise prevista para a próxima semana.

BALNEÁRIOS

Finalmente, o poder público resolveu investir em melhorias na via de acesso ao balneário Caçari, um tradicional local de lazer para famílias roraimenses, e que nesse período de extremo calor acaba sendo refúgio. A Prefeitura de Boa Vista anunciou essa semana que asfaltou um trecho de 70 metros da avenida e a terraplanagem no restante do caminho até a faixa de areia, na parte que sofre erosão por conta dos ventos e chuvas.

VAI REPETIR

A equipe Prefeitura de Boa Vista, e o prefeito Arthur Henrique (MDB) ficaram satisfeitos com o resultado do encontro com a população do Bairro Senado Hélio Campos e adjacentes realizado no último sábado. Na ocasião, órgãos da prefeitura e órgãos parceiros como a Faculdades Cathedral levaram vários serviços à comunidade, especialmente na área da saúde. Na avaliação o resultado da iniciativa foi tão bom que vai ser repetida a cada mês. O próximo bairro a ser visitado será o Pintolândia.

IMIGRAÇÃO

Informação dada pela secretária municipal de saúde de Boa Vista, Regiane Matos, entrevistada, ontem, no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3: As crianças, filhas de imigrantes venezuelanos, representam hoje cerca de 30%25 dos alunos matriculados na rede pública municipal. No caso de atendimento de saúde, em alguns bairros como o 13 de Setembro, 90%25 da população assistida são representados de imigrantes da Venezuela. E até hoje, Lula da Silva (PT) e seu companheiro, o ditador Nicolás Maduro não deram uma única palavra sobre a situação desses pobres que fogem da miséria e da fome que grassa na Venezuela.

SEM VANTAGEM

Doutor em Relações Internacionais e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Haroldo Amoras disse, ontem, no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, que não vê vantagem para o Brasil na recente decisão dos presidentes de país componente do BRICS de ampliar o bloco. “Países com economias parecidas não significa aumento do fluxo comercial entre eles”, disse. Simples assim.