Afonso Rodrigues

Ontem foi hoje. Hoje é hoje

Ontem foi hoje. Hoje é hoje

“Os dogmas do passado tranquilo são inadequados para o presente tempestuoso… Como o nosso caso é novo, temos que pensar de maneira nova e agir de maneira renovada”. (Abraham Lincoln)

Só quando entendermos que passado é passado, iremos viver o presente. Mas temos que entender que vivemos o presente como uma preparação para o futuro. E o que estamos vivendo hoje é o que preparamos no passado para o futuro que é hoje, nos preparando para amanhã. Não podemos preparar o futuro com pensamentos e atitudes presos aos dogmas do passado. Vamos mudar todos os dias. E, infelizmente, continuamos sendo os mesmos de séculos passados. E o que vemos é que muitos erros são cometidos pelos que pensam que mudaram. Para mudarmos temos que nos preparar para o presente. E não podemos fazer isso continuando com pensamentos e atitudes do passado. Que é, no meu entender, a dificuldade que as famílias estão encontrando, e sem orientação, para educar os filhos, hoje. Mesmo porque só podemos dar o que temos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Vamos simplificar o papo. Não podemos educar confundindo liberdade com libertinagem. São coisas distintas. Quando dizemos aos nossos filhos que eles não podem fazer isso, estamos confundindo. Porque, na realidade ele pode até fazer, só não deve fazer. A liberdade deve existir, o que devemos é orientá-la, na educação, para que ela seja bem usada. E é por isso que quando educamos devemos observar a quem educamos. E para que haja orientação é necessário que prestemos atenção ao pensamento: “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”. Só quando entendermos isso as escolas deixarão de receber alunos mal-educados.

Sinceramente, espero que um dia a política entenda que há uma diferença muito séria entre educar, e ensinar. Vamos procurar viver o mundo atual. Deixemos para trás velhos e arcaicos pensamentos sobre educação. Que é o que está faltando para o nosso desenvolvimento como seres humanos ainda na caminhada para a evolução. Não importa seu nível social, profissional ou seja qual for. O que importa é que você passe seu dia fazendo sempre o melhor no que você faz. Se você é um advogado ou um faxineiro, não importa. O que importa é o que você faz de melhor no que faz durante suas atividades do dia, hoje.

Tenha sempre em mente que você é um ser de origem racional, que chegou aqui, sobre a Terra, há vinte e uma eternidades. E que ainda tem muito a fazer para o seu desenvolvimento racional. E você tem todo o poder de que necessita para chegar no retorno a seu mundo de origem. Faça sempre o melhor no que você faz, para ser você. Pense isso.

[email protected]

99121-1460