Parabólica

"Guerra" de pesquisas ajudam a promover possíveis candidatos nas eleições de 2024

Eleições estão previstas para outubro (Foto: Arquivo Folha BV)
Eleições estão previstas para outubro (Foto: Arquivo Folha BV)

Bom dia,

PESQUISA

Nem bem o ano começou e já temos uma verdadeira guerra de pesquisas de tudo quanto é lado, que antes ficavam meio escamoteadas nos bastidores e acabavam sendo reveladas ao público por meio de falas mais empolgadas, geralmente de parlamentares e prefeitos querendo autopromover seus próprios méritos. A nova onda em 2024 é possível promover as sondagens e tentar enfiar os resultados goela abaixo da população.

CONTRARAZÕES

No Diário da Justiça Eletrônico de ontem, consta a publicação de determinação da desembargadora Tânia Vasconcelos, de intimar a Coligação Roraima Muito Melhor para apresentar contrarrazões ao recurso ordinário, assim como aos embargos de declaração, apresentados pela defesa do governador Antonio Denarium (PP), na decisão da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que resultou na sua última cassação.

EMBARGOS

No mesmo Diário, consta as determinações da magistrada com relação aos embargos de declaração ajuizados pelos advogados do Progressistas, partido de Denarium, e do Republicanos, sigla de Edilson Damião, também cassado na referida ação. Pelos questionamentos constantes na publicação, o argumento utilizado pelos advogados seria o de cerceamento de defesa.

44 ANOS

O secretário estadual de Formações do PT, Benedito Paulo, e a secretária estadual de Mulheres, professora Antônia Pedrosa, participaram de entrevista no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 100.3, para informar sobre a programação de 44 anos do Partido dos Trabalhadores em Roraima. No próximo dia 10, sábado, correligionários da sigla vão participar de um seminário sobre política e programação musical cultural. Mesmo com todo seu legado, o PT não vai disputar qualquer prefeitura nas eleições deste ano em Roraima.

RUMOS

Conforme os dirigentes do PT em Roraima, os rumos do partido para as eleições municipais deste ano estão em construção, mas adiantaram que há diretórios em todos os municípios do estado e as filiações estão em andamento. Os dois também comentaram várias iniciativas do governo federal e que refletem diretamente na política local, como a anistia do programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros. Sobre a questão ideológica, os dois afirmaram que o PT é um partido socialdemocrata e não de extrema esquerda.

PSOL

O presidente estadual do PSOL, Well Leal, também deu entrevista à Rádio Folha 100.3, comentando os rumos das eleições municipais 2024, e aproveitou para informar que a juventude do partido tem debatido um movimento batizado como “Fora Denarium”, em alusão à terceira decisão de cassação do mandatário pela Justiça Eleitoral. Conforme ele é importante que setores da sociedade se envolvam na discussão. Well também informou que seu partido tende a apoiar qualquer candidato indicado pela Rede Sustentabilidade para disputar a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV).

INDÍGENAS

O presidente do PSOL disse que a principal preocupação da sigla para as eleições deste ano é a inclusão do maior número possível de candidatos indígena para disputar vagas nas Câmaras Municipais, e nalguns casos em prefeituras. Pela narrativa do dirigente, que é sociólogo, a intenção é transformar o PSOL na agremiação partidária de expressão política da população indígena do estado.

LIBERDADE ECONÔMICA 1

O secretário de Economia, Planejamento e Finanças de Boa Vista, Márcio Vinicius, participou do Agenda da Semana, explicando e comentando as ações da Prefeitura de Boa Vista relacionadas à chamada Lei de Liberdade Econômica, instituída ainda no governo de Jair Bolsonaro, e que vem facilitando a vida do pequeno empresário/produtor, garantindo que possa empreender e fazer girar a economia do município.

LIBERDADE ECONÔMICA 2

Márcio Vinícius explicou que faz alguns anos a Prefeitura de Boa Vista tem se inspirado em experiências de outros estados, a exemplo de Minas Gerais, resguardando a legislação vigente, exigências mínimas, mas com ferramentas que destravam ações e facilitam a abertura de empresas, potencializando a geração de emprego e renda. Uma delas é a possibilidade de abrir uma empresa de forma 100% digital. Nalguns casos, o empreendedor/empreendedora pode começar a trabalhar antes mesmo da liberação por parte da PMBV.

LICENÇAS AMBIENTAIS

Também o secretário de Meio Ambiente de Boa Vista, Alexandre Santos, participou de entrevista do Agenda da Semana, comentando os novos fluxos estabelecidos no sentido de garantir a lei de Liberdade Econômica e evitar a morosidade dos procedimentos de emissão de primeiras licenças ambientais de novos negócios, condicionando as fiscalizações realmente para impactos reais e imediatos. Alexander Santos divulgou o calendário de deslocamento de equipes de sua secretaria para locais próximos ao local onde moram e trabalham os agricultores familiares. A exigência de documentação exigida é mínima.

REAÇÃO

Obrigado a demitir a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, por determinação judicial. O governo do estado fez circular no dia seguinte à demissão, peça publicitária informando do recorde de cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital Geral de Roraima (HGR). Detalhe: o contrato da empresa paga para realizar essas cirurgias foi o que deu motivo para a operação deflagrada pela Polícia Federal e pela Corregedoria Geral da União (CGU).