Minha rua fala

GENTE DA NOSSA GENTE, PERSONAGEM DA NOSSA HISTÓRIA

Virgílio Barbosa de Mello, ocupou praticamente todos os cargos da Administração de Roraima, desde a época em que esta terra ainda era o Território Federal do Rio Branco. Virgílio ingressou no Serviço Público em 1951, como “Mensageiro” das ordens do Governador.

– Virgílio Barbosa de Mello –

Virgílio Barbosa de Mello, ocupou praticamente todos os cargos da Administração de Roraima, desde a época em que esta terra ainda era o Território Federal do Rio Branco. Virgílio ingressou no Serviço Público em 1951, como “Mensageiro” das ordens do Governador.

E, daí em diante foi galgando os cargos: Escrivão de Polícia, Diretor do Serviço de Trânsito, Delegado de Polícia, Diretor da Divisão de Segurança e Guarda (Polícia Civil), Comandante da Guarda Territorial, Escrivão de Juiz de Direito, Oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Boa Vista, Oficial de Administração do Governo (aprovado em Concurso Público), Assessor de Planejamento do Governo, Chefe de Gabinete e Secretário Geral do Território – e, nesta função, assumia a governadoria todas as vezes em que os governadores se ausentavam por motivo de viagens.

Em virtude do seu conhecimento administrativo, ocupou também os seguintes cargos: Diretor-Presidente das Centrais Elétricas de Roraima – CER-, Diretor da Divisão de Obras do Governo do Território, Diretor Administrativo da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima – CAER-, e Diretor da Divisão de Operações da Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras de Roraima.

Foi também Representante do Governo do Território Federal de Roraima, no Rio de Janeiro e, na volta a Boa Vista, dedicou-se ao comércio de Farmácia, a “Drogaria Mello”, na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Coronel Pinto, no Centro.

Em seguida, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Roraima –ACIRR-, Presidente do Conselho Deliberativo/e Fiscal do Sebrae/RR, Diretor de Operações da Área de Livre Comércio-ALC- do Município de Pacaraima, Membro Efetivo do Conselho de Administração do Banco do Estado de Roraima, Assessor Especial do Gabinete Civil do Governo de Roraima e Coordenador de Serviços Gerais da “Cooperativa dos Profissionais de Saúde de Nível Superior”– Cooperpai-Med-, Membro fundador do Lions Clube e do Rotary Clube de Boa Vista.

E, na área política, foi Assessor Especial do à época, senador Mozarildo Cavalcanti, durante décadas.

Virgílio Barbosa de Mello era casado com a Professora (está viva e aposentada) Maria Jaime Magalhães de Mello. São seus filhos:

1)- A filha Rita de Cássia Mello Coelho (casada com o ex-Tabelião e empresário Deusdete Coelho Filho). Este casal tem os filhos: Áurea Virgínia Coelho Medicis Maranhão, Carolina Coelho Miranda de Albuquerque e Deusdete Mello Coelho e, deles descendem 05 netos: João Vicente, Isabella, Gustavo, e Maria Carolina. Há, ainda, a bisneta Maria Manuella.

2) – E, o filho Virgílio Barbosa de Mello Junior (nasceu no dia 23/10/1972). Hoje o Virgílio Mello Junior está em união estável com a senhora Ana Mírian Silva (filha do senhor Ramiro Francisco – Barrudada).

De uniões estáveis anteriores, o Virgílio Junior tem os seguintes filhos: Talita Pereira de Mello, Virgílio Barbosa de Mello Neto, Virginio Lima de Mello e Maria Clara Oliveira de Mello.

E, ainda há por parte do casal Virgílio Barbosa de Mello (pai) e Maria Jaime Magalhães de Mello, 03 (três) netos: Bernardo, Clarissa, e Pedro Lucca. E, a filha do coração a senhora Madalena de Souza Morais.

O senhor Virgílio Barbosa de Mello prestou relevantes serviços sociais à população roraimense. A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima soube reconhecer o seu mérito, e, no dia 15 de dezembro de 2010, concedeu-lhe, por merecimento, o Título: “Orgulho de Roraima”.

Virgílio Barbosa de Mello, era roraimense nascido na região do Murupú, no dia 09/02/1934. Ele era filho de João Barbosa de Mello e de Virgínia Lyra de Mello. Em 2017, Virgílio sofreu um Acidente Vascular Cerebral- AVC, mas foi muito bem cuidado pela Família em sua residência à Rua da Jaqueira, nº 38, no Bairro Caçari, até o seu falecimento no dia 29/11/2017.