Folha Esports

FOLHA SPORTS 11204

Bom dia….

Corinthians x Goiás

O torcedor do Corinthians sonhou de graça no Natal de 2019. Depois de conquistar uma vaga sofrida na pré-Libertadores, a Fiel se empolgava com a chance de ver um futebol mais vistoso em 2020 sob a batuta de Tiago Nunes.  E depois de um ano complicado, com eliminações precoces e até visita à zona do rebaixamento do Brasileirão, Vagner Mancini devolve ao torcedor no Natal a chance de enxergar um próspero Ano Novo. Com o time em nono, mas colado em Santos (dois pontos a menos), Fluminense (quatro pontos) e Palmeiras (cinco pontos), o torcedor corintiano volta a ter direito de projetar algo melhor pela frente. Falta só um jogo em 2020, contra o Botafogo, dia 27. Mas depois são mais 11 rodadas até fevereiro. Cazares, aliás, é outro que tem dado ao torcedor motivos para acreditar. Com duas assistências, torna-se no fim do ano o protagonista que dele se esperava

Gustavo Silva comemora o primeiro gol do Corinthians  — Foto: Marcos Ribolli

Gustavo Silva comemora o primeiro gol do Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Santos

A rotina de nove jogos em um mês tirou o Santos. Entre partidas decisivas da Libertadores, jogadores com Covid-19 e desgaste físico, o Peixe só conseguiu vencer um dos últimos cinco confrontos no Brasileirão e caiu para o oitavo lugar, com 38 pontos, a três do Palmeiras, primeiro do grupo que vai à competição sul-americana em 2021.  Quando venceu o Sport por 4 a 2, na Vila Belmiro, a única vitória dos últimos cinco jogos no Campeonato Brasileiro, o Santos chegou a 37 pontos e dormiu na quinta posição na tabela de classificação. Nesta sequência, o Peixe tem também três derrotas (para Athletico, Flamengo e Vasco) e um empate (com o Palmeiras). Neste intervalo, o time dividiu atenções entre o Brasileirão e as fases finais da Libertadores. Enfrentou a LDU e o Grêmio, duas vezes cada, nas oitavas e nas quartas de final. Mesmo assim, o técnico Cuca tentou, ao máximo, não priorizar uma competição ou outra. As circunstâncias, porém, obrigaram o treinador a mexer muitas vezes no time.  Os diversos problemas em meio à disputa da Libertadores e o segundo turno do Campeonato Brasileiro tiraram o Santos do G-6, mas só por três pontos. O grupo que vai à Libertadores do ano que vem pelo Campeonato Brasileiro, inclusive, pode aumentar se o Palmeiras for campeão continental e terminar a temporada entre os seis primeiros colocados do Brasileirão.

E o Santos, por outro lado, pode nem precisar do Campeonato Brasileiro para ir à Libertadores em 2021. Se for campeão da atual edição, o Peixe automaticamente se classifica para a próxima.

Elenco do Santos durante treino — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Elenco do Santos durante treino — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

São Paulo

O São Paulo não terá desfalques por conta da Covid-19 para a partida contra o Grêmio, nesta quarta-feira, às 21h30, em Porto Alegre, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. Todos os atletas foram testados na última segunda-feira e os resultados deram negativo para a doença. Até o momento somente Tchê Tchê perdeu jogos da equipe devido ao coronavírus. A única dúvida para o confronto contra o Grêmio é o atacante Luciano. Ele lesionou a coxa esquerda contra o Corinthians e segue em recuperação. 

Daniel Alves durante treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Daniel Alves durante treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Palmeiras

O elenco do Palmeiras voltou aos trabalhos na Academia de Futebol na tarde desta segunda-feira. O técnico Abel Ferreira iniciou a preparação para a partida contra o América-MG, pelo confronto de ida da semifinal da Copa do Brasil – o jogo será disputado nesta quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque. A novidade da reapresentação do Verdão foi a presença de Rony nos trabalhos com bola. O atacante foi poupado na derrota por 2 a 0 para o Internacional, no sábado, por causa de desgaste.  Luiz Adriano, mais uma vez, participou de todo o trabalho, sem nenhuma restrição. Ele não viajou com a delegação para Porto Alegre, no fim de semana, mas pode ser relacionado para o confronto contra o América-MG.

Uma provável formação do Palmeiras tem: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael (Marcos Rocha) e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Gabriel Veron e Rony.

Rony e Zé Rafael durante treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Rony e Zé Rafael durante treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Novo Presidente- Vasco

Presidente eleito do Vasco, Jorge Salgado concedeu, na tarde desta segunda-feira, a sua primeira entrevista coletiva desde que a Justiça referendou a sua vitória. Ao lado de Alexandre Campello, atual mandatário, e Carlos Roberto Osório e Duque Estrada, dois dos seus vices da nova administração, em São Januário, o futuro comandante prometeu construir um novo Vasco, nos próximos três anos, com finanças mais saudáveis e um time forte.  A transição está em andamento, mas por ora ela não contempla o futebol. Campello seguirá responsável pela área até a posse, o que não impede Salgado de assumir a negociação pela manutenção de Benítez. O novo presidente, aliás, reconheceu haver dificuldade nas tratativas de ampliar o empréstimo que se encerra em 31 de dezembro. Depois de contatar o empresário Adrían Castellanos, a conversa será com o Independiente.

– Para ser muito sincero, não houve nenhuma sinalização positiva por parte do empresário. Empresário diz que ele tem de ser devolvido ao fim do contrato. Isso é um desejo do presidente do Independiente. Já falei com o empresário, falei da nossa proposta de estender o contrato até o final do Brasileiro. Nada mais justo do que o contrato ser estendido. Ele deve ter passado isso para o presidente. Tentei falar com o presidente duas vezes, não consegui, mas vou continuar tentando para tentar demovê-lo de devolver o Benítez agora no final de dezembro – disse Salgado.

Osório, Campello, Salgado e Duque Estrada na entrevista coletiva — Foto: Marcelo Baltar

Osório, Campello, Salgado e Duque Estrada na entrevista coletiva — Foto: Marcelo Balt

Imagem

Imagem

Confusão

A final do campeonato brasileiro sub-17,  entre Athletico-PR e Fluminense, terminou em confusão generalizada na Arena da Baixada, na tarde desta segunda-feira. Aos 48 minutos do segundo tempo, quando o Flu vencia por 2 a 1, um desentendimento entre João Neto e Ataíde deu origem a uma pancadaria. Após uma falta, Ataíde, do Athletico-PR, partiu para cima do adversário, quando começou a confusão e o zagueiro João Gabriel, que estava no banco de reservas do time paranaense, aplicou uma voadora no rosto do atacante João Neto, do Fluminense. O jogador caiu no chão e, em seguida, ainda levou um chute do também zagueiro rubro-negro Vinicius Amaral. 

Nove jogadores foram expulsos antes da partida ser retomada, quase dez minutos depois. Cinco do Athletico-PR: Ataíde, João Gabriel (reserva), Renan, Vinicius Amaral (reserva) e Vitor do Carmo, e quatro do Fluminense: Alexsander, Eduardo (reserva), Metinho e João Neto. O jogo foi encerrado logo depois com vitória do Fluminense por 2 a 1. O resultado deu o título ao time tricolor, que havia vencido pelo mesmo placar no Rio de Janeiro.

João Neto, do Fluminense, leva voadora no rosto de João Gabriel, do Athletico-PR — Foto: Reprodução

João Neto, do Fluminense, leva voadora no rosto de João Gabriel, do Athletico-PR — Foto: Reprodução