Minha Rua Fala

Essen Pinheiro - Pai e Filho

Essen Pinheiro foi um dos pioneiros da navegação, transportando pessoas, medicamentos, alimentos e outros benefícios prestando assistência humanitária às populações ribeirinhas.

Essen Pinheiro (o pai), nasceu em Boa Vista no dia 14/06/1917, e era filho do casal: Antônio Pinheiro e Ruth Pinheiro.

Essen Pinheiro foi um dos pioneiros da navegação, transportando pessoas, medicamentos, alimentos e outros benefícios prestando assistência humanitária às populações ribeirinhas,

No dia 15 de dezembro de 1966,  Essen Pinheiro navegava pela região da Serrinha, comandando o barco denominado “Cotingo”, onde, com ele, estavam mais quatro tripulantes, quando uma forte tempestade com chuva torrencial se abateu sobre a embarcação. Os fortes ventos, pareciam querer levantar o barco sobre as ondas que se formaram. Toda a tripulação, nervosa, dependia exclusivamente da habilidade do comandante Essen. Mesmo enfrentando a torrente d`água da chuva, o comandante Essen conseguiu com muito esforço e habilidade controlar o Timão do barco, evitando assim que a proa da embarcação batesse nas pedras. A preocupação maior era a vida dos companheiros e as caixas de medicamentos que estavam a bordo.

            No dia seguinte, 17 de dezembro, a embarcação Cotingo procedente do rio Mucajaí, deu entrada no porto da Seção de Material no Bairro Calungá, em Boa Vista. As famílias dos tripulantes salvos, emocionados, agradeceram o gesto do Comandante Essen.

Esse ato de bravura foi registrado no Relatório de Viagem, datado de 19 de dezembro de 1966, assinado pelo chefe da Seção de Navegação Sr. Raimundo Carlos de Magalhães, e encaminhado ao diretor do Setor de Administração Geral-SAG, Cleomenes Nóbrega Medeiros

No entanto, por ironia do destino, o Comandante Essen Pinheiro, nesta viagem, devido haver ficado a noite toda sob chuva, foi acometido da febre tropical e, dois dias depois, faleceu. Era a noite de 19/12/1966.

O Comandante Essen Pinheiro era casado com a senhora Ida Ribeiro Campos Pinheiro. O casal teve duas filhas e dois filhos. As filhas Idanese e Idéssia Pinheiro são advogadas, o filho Emerson Ribeiro é Administrador de Empresa e Analista de Sistemas. E, o outro filho, Essen Pinheiro Filho, já é falecido (18/01/2018). Era Economista e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima

            Em 1979 a Prefeitura Municipal de Boa Vista denominou uma Rua no Bairro 13 de Setembro com o nome: “Rua Comandante Essen Pinheiro”. Essa rua nasce na Avenida das Guianas, próxima à Ponte dos Macuxis, segue para o Oeste, atravessando as Ruas São Martinho e Padre Agostinho, terminando na Rua Antônio Cabral – às margens do rio Branco, no Bairro 13 de Setembro.

Quanto ao Essen Pinheiro Filho, como já foi aqui mencionado, era Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima – TCERR0, era natural de Boa Vista/RR, onde nasceu no dia 06 de junho de 1952. Foi empossado como Conselheiro do Tribunal de Contas no dia 25/02/1999, onde exerceu o cargo de Corregedor nos períodos de 2001/2002, 2009/2010 e 2015/2016.

Neste ínterim, em 2003, Essen Pinheiro Filho foi eleito Presidente do Tribunal de Contas para o período de 2003/2004, e depois em 2011 e 2013/2014; ainda ocupou o cargo de Ouvidor Geral no período de 2005/2006; e vice-presidente do Tribunal , para o biênio 2011/2012.

Essen Pinheiro Filho faleceu no dia 18/01/2018, na Unimed/Boa Vista, onde se encontrava internado para tratamento de complicações decorrentes do diabetes. Foi velado na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, situada na Avenida Villeroy – Oeste. Em decorrência de tão triste acontecimento, o Tribunal de Contas decretou Luto Oficial de 3 (três) dias na instituição.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade