AFONSO RODRIGUES

Equilíbrio no falar

“A fala é como o tecido de Arrás, aberto e estendido amplamente, com o que as imagens aparecem, enquanto no pensamento elas existem, mas empacotadas”. (Temístocles)  

Ás vezes a gente fala muito e não diz nada. E para o nosso azar, o número de faladores é incomensurável. Respostas e resultados vêm e nem percebemos. E por isso continuamos falando, em vez de dizer. Na verdade, é uma mentirinha empacotada. E por isso não podemos considerá-la maldosa. Mas vamos evoluir para evitá-la. Seja como for, ela acaba nos prejudicando. Falar bem não significa falar com sabedoria e conhecimentos, é só falar a verdade como ela é, com sinceridade e respeito ao ouvinte. Simples pra dedéu.

Devemos ser cuidadosos conosco mesmo, ou mesma, porque embora não percebamos, onde quer que estejamos estamos sendo observados. E a imagem que passamos pode nos beneficiar ou prejudicar, no futuro. Reflita sobre isso, mas sem preocupações. Nossos pensamentos vêm da nossa mente e refletem o nosso grau de evolução. O que é muito importante para o desenvolvimento da humanidade. O que indica que cada um de nós é um pensador que pode elevar nosso grau de evolução. Então vamos evoluir em nós mesmos. Simples pra dedéu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Muitas vezes nos lembramos de momentos ou dizeres do passado, que vieram de palavras ou fazeres, dos nossos pais em décadas passadas. O que nos leva à frase

simples: “O bom exemplo é, e sempre será, a melhor didática”. E podemos estar dando um bom exemplo com um falar simples e sincero. Vamos ser simples para ser feliz. E comecemos por não considerar a simplicidade como inferioridade. Assim como não devemos considerá-la vulgaridade. Vamos viver a vida como ela deve ser vivida, passando para nosso vizinho o respeito, mostrando nosso valor.

Vamos nos lembrar do rico recado do Emerson: “Você é tão pobre ou tão rico como o seu vizinho, senão não seria vizinho dele”.

Reflita sobre o pensamento do Emerson e você verá o quanto somos responsáveis na caminhada para a imunização racional. Viva feliz onde você estiver e a vida será mais prazerosa no seu futuro. E futuro é o amanhã. E é nele que você vai desfrutar da semente que você plantou hoje. Então vamos fazer o melhor hoje, para sermos melhores amanhã. E como somos todos iguais nas diferenças, vamos respeitar o que nos parece inferior na outra pessoa. Cuidado quando tentar usar sua fala para ludibriar, em vez de usá-la para explicar ou justificar. E o importante é ser sincero no falar. E é tudo bem e muito simples. Porque isso só acontece quando nos valorizamos no que somos. E nem sempre somos o que pensamos que somos. Pense nisso.  

[email protected]

99121-1460     

Publicidade