Economizando

Economizando 12467

A regra de ouro para ter dinheiro todos os meses: pague-se primeiro

Já falamos aqui sobre gastar menos do que se ganha, sobre aderir um método para organizar o orçamento, sobre reserva de emergência e várias outras coisas, mas hoje, quero falar pra você sobre a regra de ouro das finanças pessoais: pague-se primeiro.

A tática de se pagar primeiro é vantajosa porque ela inverte as prioridades dentro do seu orçamento, ao invés de receber e só guardar dinheiro se sobrar, você recebe e já separa a parcela da rua renda que vai para sua reserva de emergência, para seus investimentos, ou seja qual for seu objetivo. Quando você se paga primeiro está consolidando um compromisso com seus objetivos.

E o quanto você deve guardar? Se você possuir um planejamento financeiro e um orçamento bem definido, você guarda exatamente o que está nele, agora se você possui renda e gastos variáveis, você pode definir um percentual ou um valor x para que você guardar todos os meses.

O importante é nunca deixar seus objetivos em segundo plano, sabe aquele dinheiro que sobra final do mês e depois você nem sabe com que gastou? Pois é, esse “dinheirinho” já poderia está incluso da sua própria parcela se você se pagar assim que receber.

A estratégia de se pagar primeiro é importante para que você saia da sua zona de conforto, aprendendo a ter compromisso com o seu orçamento e planejamento financeiro e ainda te ajuda a avaliar melhor seus gastos, já que após separar a sua parcela, você ainda precisará honrar seus compromissos.

Uma das maiores reclamações das pessoas é justamente não conseguir fazer sobrar dinheiro no final do mês, e é exatamente por isso que se pagar primeiro é tão importante. Ao invés deixar seus objetivos, seus planos e seus sonhos por último, você inverte a ordem e se coloca como prioridade dentro do seu orçamento. E se você não conseguir guardar o mesmo valor todos os meses, não tem problema, imprevistos acontecem, mas tente seguir o que você já estabeleceu no seu orçamento.