COLUNA PARABÓLICA

Diante da inércia do poder público, agricultores atuam no combate a incêndios

Bom dia,

IMPROVISO 1

Com a inércia do poder público em amenizar as consequências das queimadas no interior do estado, agricultores estão atuando diretamente no combate aos incêndios, com equipamento próprio. Editores da Parabólica receberam mensagens informando que a venda de equipamentos contra incêndios, inclusive os kits com reservatório de água, bomba e mangueira, aumentaram de forma expressiva no último mês.

IMPROVISO 2

Um vídeo postado por uma produtora local da área da pecuária, muito conhecida nas redes sociais, repercutiu bastante ontem e mostra o retrato da realidade do homem do campo de Roraima. Ela mostra a rapidez com que o fogo tomou parte de sua propriedade na região de Sumaúma, município de Mucajaí, e informa que os Bombeiros até chegaram na localidade, mas em pouca quantidade, pouco conseguiram fazer.

COLA

O senador Hiran Gonçalves (PP) postou em seu perfil na rede social Instagram, na tarde de ontem, uma foto em que posa com o também senador por Roraima, Mecias de Jesus (Republicanos), e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apontando para o mapa de Roraima. Para os analistas políticos, os comentários funcionam como uma espécie de termômetro da popularidade, até então imbatível, de Bolsonaro por aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



EXPOFERR 1

Depois da publicação de nota na Coluna sobre a auditoria determinada pelo Tribunal de Contas do Estado para analisar os pagamentos referentes à EXPOFERR (Exposição e Feira Agropecuária de Roraima), um leitor enviou mensagem questionando se a própria instituição fiscalizadora não teria suspendido o repasse desses valores, mas a Folha tem cópia das ordens bancárias de pagamento que somam R$16.924.246,00.

EXPOFERR 2

As duas notas foram pagar pela SEADI (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), ainda no mês de novembro do ano passado, ao IBRAS (Instituto Brasileiro de Cidadania e Ação Social), alvo de investigação por órgãos de fiscalização e de pedido de informação aprovado por deputados estaduais, e que nunca teve sua resposta tornada pública, se é que chegou a ser respondido.

REPERCUSSÃO

Os discursos de deputados estaduais sobre assédio moral de servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania, na sessão da quarta-feira, 13, continuam repercutindo nos bastidores da política local. Fontes da Folha informaram que membros da categoria que teriam declinado de apoiar a reeleição do ex-deputado Jânio Xingu, na última eleição, estariam saudosos da atuação mais combativa protagonizada pelo político.

INCREDITÁVEL

Acredite se quiser. Um vereador paulistano, Arcelino Tatto (PT), que já foi até presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo propôs que seus pares fizessem um minuto de silêncio em homenagem aos 43 bandidos mortos em confronto com a polícia nos últimos meses. O atual presidente da instituição, Milton Leite (União Brasil) simplesmente ignorou o pedido. É o fim da picada e prova cabalmente a ligação entre políticos e o crime organizado. A família Tatto tem histórica atuação política em São Paulo, com direito até mesmo a um representante da família na Câmara dos Deputados.

VIRTUAL

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima publicou na quinta-feira, 14, uma resolução instituindo o Serviço de Atendimento Virtual ao Eleitor, que vai funcionar como canal principal de atendimento ao eleitor por meio da ferramenta chatbot. Entre os serviços de orientação disponíveis estão a emissão de certidões eleitorais e guias de multa eleitoral, e situação eleitoral e local de votação. Está registrado!

DISCURSO DE ÓDIO

A recente instalação pelo ministro Alexandre de Morais, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do tal Centro de Combate à Desinformação e Notícias Falsas vai obrigar que os brasileiros e as brasileiras comecem a discutir com mais profundidade o que é “Discurso de Ódio”. Nossa Constituição está sendo rasgada todos os dias. Estamos chegando perto de uma Venezuela com mais de 200 milhões de habitantes.