AFONSO RODRIGUES

Descobertas pelo amor

“O amor é o maior dos sentimentos que causa descobertas mútuas e intensas de respeito, carinho, admiração, afeto, felicidade, simplicidade…”. (Aureni Gouveia)

E o mais importante é que ele, o amor, faz parte da evolução humana. Só que enquanto não evoluirmos continuaremos encontrando dificuldade em amar. Na medida em que vamos evoluindo cultural e tecnicamente, vamos confundindo cada vez mais, amor com desejos. E é aí que os desajustados vão navegando no lamaçal do crime, justificando-o como resultado de um amor incontido. Vamos dar uma paradinha nesse espetáculo ridículo. Não há amor sem respeito. E quando respeitamos o outro, respeitamos sua maneira de ser e agir. O importante é que respeitemos o próximo no que ele é, e não no que queremos que ele seja, ou achamos que ele deveria ser. Só com nosso respeito é que seremos respeitados no que somos.

Pare de ficar se martirizando com sentimentos fúteis que podem levar você ao desespero e, consequentemente, ao desastre. Mantenha sua mente sempre em equilíbrio. Seus pensamentos brotam de acordo com o nível racional de sua mente. Por que se preocupar com os erros dos outros? E não pense que esse aparente descaso é descaso. Você deve e pode respeitar sem se preocupar. Cada um age de acordo com seu desenvolvimento racional. E todos nós temos esse poder dentro de nós. É só creditar nisso, zelar por isso, e progredir na caminhada do já famoso “progresso a regresso”. Todos nós temos o poder de que necessitamos para viver cada período de nossas vidas sobre esta Terra em permanente progresso. Demoramos a entender, mas já entendemos, que nossa vida por aqui não é mais do que simples passagem. Que nós não morremos, nossa embalagem é que tem o prazo de validade. Então vamos viver nossas vidas no palco do teatro da vida. Vamos estar sempre no palco para não deixar que a cortina se feche ao público.

Vamos viver nosso dia, hoje, como ele deve ser vivido. E todos devemos viver escudados no amor. Ele é o maior escudo para nossa defesa permanente. Vamos amar com amor. Vamos deixar os sonhos ilusórios para os iludidos que não conseguem sair do círculo de elefantes de circo. Cada um de nós está no seu grau de evolução racional. O que nos leva a não cairmos no erro que nos leva à irracionalidade. Que é o que vemos atualmente no crescimento dos crimes, evoluindo com o crescimento populacional. E falando de Brasil, vamos considerar o conselho do médico Miguel Couto: “No Brasil só há um problema nacional: é a educação do povo”. E ele nos disse isso nos primeiros dias do século passado. E ainda não entendemos. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460