COLUNA PARABÓLICA

Deputados apresentam números do sistema prisional que precisam de apuração urgente

Coluna desta quarta-feira (20) repercute o debate entre os deputados Marcinho Belota e Rárison Barbosa na Assembleia Legislativa de Roraima

Bom dia,

Assédio moral 1

Os deputados Marcinho Belota (PRTB) e Rárison Barbosa (PMB) subiram, mais uma vez, à tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), para reforçar denúncias de suposto assédio moral da gestão da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) contra policiais penais. Muitos deles assistiam à sessão no plenário. Os parlamentares acusaram os gestores da pasta de vazar um vídeo manipulado, como forma de perseguir servidores.

Assédio moral

Conforme Rárison Barbosa, as imagens amplamente divulgadas pela imprensa e em redes sociais teriam sido tiradas de contexto para jogar uma “cortina de fumaça” no movimento da categoria contra os gestores da secretaria. Eles pediram apuração pelo vazamento das imagens e das provas que comprovariam casos de assédio moral apresentadas pelos policiais. O caso é investigado pelo Ministério Público do Estado (MPE).

Apuração 1

Durante as falas de deputados sobre o sistema prisional, alguns números chamaram atenção e precisam de apuração urgente dos órgãos de fiscalização e controle responsáveis. Segundo Rárisson Barbosa, o vídeo em questão mostra uma cela onde, segundo ele, deveriam estar 70 reeducandos, mas estão 200. Em outra, deveriam estar três pessoas, mas estariam 10. “Empilhar gente não é ressocializar”, gritou Rárison.

Apuração 2

A pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), três comissões permanentes – Segurança Pública, Administração e de Direitos Humanos, devem mediar o processo de negociação entre a categoria e o Governo do Estado, a princípio reunindo as informações para levar ao governador Antonio Denarium (Progressistas) ainda hoje e impedir que a questão tensione o sistema prisional.

Informação

Ainda assim, os deputados aprovaram um pedido de informação feito pelo deputado Marcinho Belota à Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad) para que, em até 15 dias, informe o número de policiais penais em atividade e os licenciados, sobretudo por problemas de saúde mental. As respostas validariam oficialmente as informações que dirigentes do sindicato da categoria passaram para a imprensa.

Portarias

Já começaram as designações de promotores de Justiça que vão atuar nas eleições municipais deste ano. Felipe Hellu Macedo vai atuar na 7ª Zona Eleitoral de Roraima, que compreende os municípios de Pacaraima, Amajari e Uiramutã; Valcio Luiz Ferri, na 2ª Zona Eleitoral, que compreende Caracaraí; e Ulisses Moroni, foi designado o promotor responsável pela 6ª Zona, que compreende Mucajaí e Iracema.