LETRAS SABOROSAS

Como fazer Tiramisù; confira a receita

Como fazer Tiramisù; confira a receita

Tiramisù

Por Água Doce Sabores do Brasil

INGREDIENTES:

300g de ricota fresca
06 colheres de sopa de creme de leite
02 colheres de sopa de cream cheese
04 colheres de sopa de açúcar refinado
03 gemas
02 colheres de sopa de conhaque
01 colher se sopa de essência de baunilha
03 claras em neve
300ml de café forte
200g de biscoito champanhe
04 colheres de sopa de chocolate em pó

MODO DE PREPARO:

Em uma batedeira, coloque a ricota com o creme de leite e o cream cheese até que fique cremoso e reserve. Bata o açúcar, as gemas, o conhaque e a baunilha até obter um creme homogêneo e reserve. Bata as claras em neve e junte a elas o creme de ricota e o creme de gemas, em seguida misture delicadamente. Passe os biscoitos no café e vá colocando em um refratário de sua preferência, alternando as camadas de bolacha e creme. Para finalizar, polvilhe o chocolate em pó por cima da última camada de creme. Rendimento: 10 porções.

DICA-  a receita verdadeira leva o queijo Mascarpone, essa mistura de ricota com cream cheese e creme de leite dá um sabor muito bom para essa versão. E que tal usar um café roraimense bem forte para dar um toque regional?

Que tal um cafezinho?! Dia de celebrar a bebida mais consumida no Brasil

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Para celebrar o café que tal conhecer mais sobre a cefeicultura do nosso estado? Podemos dizer que temos todos os tipos de café em Roraima, o tipo arábica de altitude da Comunidade Indígena do Kauwê no município de Pacaraima foi o primeiro a ser divulgado. Ainda temos o tipo Canephora com os cafés Conilon da Comunidade Indígena da Mangueira e o Robusta Amazônico que foi plantado na Comunidade do Kauwê.

O tipo arábica mais suave e o conilon/robusta com mais teor de cafeína, mais resistente.

Uma curiosidade na nossa capital é que até 1997 não tinhamos cafeteria com maquina de café expresso, foi neste ano que a empresária Sandra Furlin resolveu apostar nesse segmento e nasceu a Café Expresso, que está há 27 anos funcionando com cafés especiais, pães de fermentação natural, bolos e muitas delícias salgadas e doces. Hoje temos muitas cafeterias na cidade, não tenho números reais, mas posso dizer que muitas apostaram na experiência com o café, como é o caso da empresária Renata Costa e sua Macchiato Casa de Cafés, que está localizada num casarão com mais de 100 anos e mistura café com eventos culturais e profissionais. Aproveito para dar duas dicas para os amantes do café neste final de semana.

Para comemorar a data, a Luna Cafeteria da barista Camila Furlin oferece uma oficina de preparo e degustação de cafés, contando todo o bê-a-bá da bebida, no dia 13 de abril, das 9h às 12hs na cafeteria. Inscrições pelo whatsapp na bio do Instagram @lunacafeteriabv.

E acontece também  a segunda edição do “Festival do Café com Jazz” na entrada principal das 14h às 20h do Roraima Garden Shopping. O evento reunirá empresas e produtores locais para expor e vender produtos cujo principal ingrediente é o café. O evento é aberto ao público de todas as idades e  haverá apresentações de música e dança ao vivo e uma feira de produtos relacionados ao café, onde os visitantes poderão adquirir grãos especiais e degustar cafés das empresas parceiras. A atração cultural será do Centro de Movimento Giselle Rodrigues. O ateliê Sheila Azevedo vai demonstrar a organização de uma “mesa posta” para o café da tarde.

Conforme a Organização Internacional do Café, estima-se que entre outubro de 2022 a 2023 mais de 171 milhões de sacas de 60 quilos de café foram comercializadas em todo Planeta.

Para a assistente de Marketing do Shopping, Karine Lisboa, o Festival despertará boas experiências. “Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de degustar uma variedade de cafés de alta qualidade, provenientes de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Além disso, poderão participar de um workshop de Bebidas alcoólicas a base de café ministradas por Paulo Witt, do SENAC”, frisou.

No workshop, Paulo Witt preparará um licor de café e, em seguida, elaborará drinks cujo licor será a base das bebidas. Witt é bartender Profissional desde 2010 pela SP Bares e restaurante de São Paulo, cursos de Garçom, Excelência em Maetria e Baretender pelo Senac/RR, Instrutor de Gastronomia no setor de Serviços e Bebidas pelo SENAC – RR, empresário no ramo de Open Bars para festas e eventos, consultor de bares e restaurantes. Vencedor de dois Prêmios no Torneio de Bartenders pelo SENAC Roraima.

São parceiros da programação: a Kopenhagen; Jardim Café; Imeru Café; Comunidade Indígena Kauwê; NatuVerde e PodCast Coffe Pub, além do Centro de Movimento Giselle Rodrigues, Ateliê Sheila Azevedo e Senac Roraima.