SHIRLEY RODRIGUES

Coluna Social: Artista plástica indígena,  Carmézia Emiliano, é nomeada Mestra da Artes pela Funarte 

A bem sucedida trajetória da artista macuxi, esse ano teve um grande destaque, com sua exposição individual no MASP e a participação na 35ª Bienal de São Paulo, uma das três mais importantes do mundo.

Com Tudo  

* Decididamente, 2023 é o ano de Carmézia Emiliano. De janeiro até agora , a artista plástica indígena brilhou muito com sua arte, em especial com a  exposição individual no MASP, além de ter sido consagrada nacionalmente ao ser selecionada para a 35ª  Bienal de São Paulo, a maior bienal de arte do hemisfério sul e um dos três  principais eventos do Circuito Mundial de Arte. Agora, Carmézia volta a ser destaque nacional, ao ser nomeada pela FUNARTE, como Mestra das Artes. Mas essa vitória na sua bem sucedida, estende-se também a outro roraimense, o marchand, Augusto Luitgards, que há anos cuida da carreira da artista macuxi. 

Com Nada  

* Vários influencers tem usado seus perfis na internet para divulgar jogos virtuais e incentivar outras pessoas a jogarem, afirmando que já ganharam muito dinheiro com isso e em alguns casos ganharam mesmo, mas não jogando. Essas pessoas são pagas pelos donos das bancas virtuais, pra fingir que ganharam vultosas quantias e com isso fazer com que outros também tentem a sorte. Já há inclusive registros de jovens que atentaram contra a própria vida por terem perdido tudo nesses jogos. E justamente por isso, é que o assunto virou caso de polícia e quem for adepto dessa prática nociva é bom por as barbinhas de molho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O Reitor da UFRR, Dr. Geraldo Ticianelli e sua linda Renata, em clic exclusivo para a Coluna 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Sobre Caráter 

* Desde que o mundo é mundo, que a ciência se contrapõe  à fé e vice-versa. Mas há uma coisa que tanto  estudiosos quanto religiosos concordam. Trata-se do caráter duvidoso de um ser humano, que por mais que se tente disfarçar ou ocultar, acaba por ser exposto.  

* Ao filósofos afirmam que: “Não há nada que a alma esconda, que a conduta não revele”; Os cristãos, recorrem a bíblia pra dizer: “Pois tudo que está escondido será revelado, e tudo quanto agora está oculto algum dia virá à luz (Marcos – 4:22). Nas religiões de matizes africanas, é certo que: Ninguém segura duas caras por muito tempo, se a máscara não cai, Exu arranca”. E por aí vai…

Dos Golpes 

* Com o advento da internet e suas redes sociais, surgiram também vários  personagens “fabricados”, além de perfis falsos que se proliferam a velocidade da luz no mundo virtual. Muitos se usam desses artifícios se passando por quem não são, tanto em aplicativos de relacionamentos, quanto para aplicar golpes em nome de terceiros.  

* Ainda ontem mesmo, por exemplo, foi descoberto o uso da imagem de uma brasileira numa pequena cidade americana, em um aplicativo onde ela (supostamente) dizia estar em busca de um relacionamento. Não fosse a foto em questão ser da  cantora Maraisa ( da dupla Maiara e Maraisa), certamente muitos teriam caído no golpe.

Da Jornada 

 * A Universidade Federal de Roraima, deu início ontem, a “I Jornada Roraimense de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade”, cujo tema será  “O papel do Estado diante das demandas socioambientais em tempos de mudanças climáticas”.

* O evento, que se estenderá até o dia 1º  de dezembro  ocorre durante os três dias, das 18h até 22h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus Paricarana. Os interessados em participar podem realizar sua inscrição de forma gratuita por meio de formulário eletrônico. Os que participarem receberão certificado. 

Audiência 

* O deputado federal Stélio Dener, é o autor  do requerimento , que propõe a realização de Audiência Pública conjunta com a Comissão de Minas e Energia, para discutir e buscar os devidos esclarecimentos sobre o novo contrato de importação de energia elétrica através do Complexo de Guri, na Venezuela, para o Estado de Roraima.

* A referida audiência, já está confirmada para a  próxima terça-feira, 5, para a qual foram convidados o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico,  Luiz Carlos Ciocchi e o Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval de Araújo Feitosa Neto.

A  Guarda Municipal de Mucajaí passa a ser comandada pela Sub Inspetora Daylane Lopes. Ela divide o clic com a Prefeita Nega Lopes, o novo chefe de Operações, Rafael Souza e o chefe de logística Henrique Bezerra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada à professora Maria Rodrigues (mamãe da Colunista) que nesta quinta-feira, recebe homenagens por conta de sua troca de data. 

* Dra. Nathalia Veras, também inaugurando idade nova hoje, escolheu o Chile para comemorar a data, junto com o marido, Dr. Daniel Souza e a herdeira Laura Agnes. 

* Ainda de aniversário hoje, Dr. Romero Jucá, Jader de Souza Sales e Inácio Veiga Escobar. 

* Quem precisar trocar os óculos de grau, ainda poderá fazê-lo hoje na Óculos & Cia que está com 50% de descontos em todos os seus produtos, inclusive óculos de grau, por conta da Black Friday.

Os médicos Abigail Rebeca Franco  e Samuel Felipe Franco,  participaram recentemente do Congresso Mundial de Medicina de Família (Wonca) em Sydney, Austrália.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ta Valendo 

Feira 

* Nesta quinta-feira, 30, a Escola Estadual Gonçalves Dias promove a Feira das Eletivas, com os trabalhos desenvolvidos por alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio. A Feira colocará temas como Jogos Matemáticos, Geogebra, Pluviômetro, Educação Ambiental, Festa Junina, Movimento Roraimeira, Robótica e Quijogos. O evento conta com a parceria da UERR, Unama, Sebrae-RR e Pirilampos.

Vacinação 

* O Centro Universitário Estácio da Amazônia promove nesta quinta-feira, dia 30, uma ação de vacinação humana contra o vírus da raiva, a partir das 9h, na Policlínica de Medicina Veterinária, no campus do bairro União.A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Érika Aragão, explica que todo médico veterinário,  precisa estar protegido para minimizar problemas com acidentes por mordedura ou arranhadura que transmitam zoonoses.

A artista plástica indígena, Carmézia Emiliano, foi recém nomeada Mestra das Artes pela FUNARTE 

Publicidade

Publicidade

Publicidade